sábado, 14 de fevereiro de 2009


13/02/2009

Texto AGECOM
Emissário submarino da Boca do Rio conclui etapa de submersão

Mais uma etapa das obras de construção do emissário submarino, na Boca do Rio/Jaguaribe, foi concluída, nesta sexta-feira (13), com a submersão do último trecho de 800 metros da tubulação, no total são 3,2 quilômetros.
A obra é a primeira Parceira Público Privada (PPP) na área de saneamento do PAC e conta com investimentos de R$ 205 milhões.
O Governo do Estado deve investir mais de R$ 200 milhões para a ampliação da cobertura sanitária da capital.
Bairros como Trobogy, Águas Claras e Cajazeiras, além da cidade de Lauro de Freitas, serão beneficiados com ligações sanitárias domiciliares e escoamento do esgoto.
“A construção do emissário da Boca do Rio é fundamental para ampliar a rede sanitária de Salvador. Isso porque, atualmente, o emissário do Rio Vermelho opera com sua capacidade máxima e não pode suportar a afluência de novas bacias sanitárias”, disse o presidente da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira.
A PPP inclui ainda a construção de emissário terrestre, a ampliação da estação elevatória de esgoto e a construção da estação de condicionamento prévio e da linha de recalque, que fazem com que o esgoto seja previamente ‘filtrado’ podendo ser remetido ao mar já bastante diluído.
A empresa Odebrecht é quem está no comando da obra e deve operar o sistema pelos próximos 15 anos, quando depois passa o controle ao Estado. Como se trata de uma PPP, até a entrega da obra o governo não tem nenhum custo. Além disso, a obra é financiada, em 30% do seu valor, com recursos captados pela própria empresa. Os outros 70% são financiados pela Caixa Econômica.
Os tubos são feitos de polietileno de alta densidade, material termoplástico adequado para tubulações que sofrem impactos. Têm 1,6 metros de diâmetro. A capacidade para vazão será de 6 mil litros por segundo. Eles foram construídos num estaleiro de Mapele, na Baía de Aratu, e rebocados até o local de afundamento, a 45 metros de profundidade, operação que contou com inúmeros mergulhadores, projetistas e consultores.

Nenhum comentário: