É certo que durante o governo de Lula tivemos avanços na educação, o maior deles foi a universalização do ensino fundamental; mas estamos muito longe de uma educação de qualidade e isso é testemunhado pela incapacidade de uma leitura de textos mais longos e de livros.
Há necessidade de drásticas mudanças que tem como ponto inicial um processo escolar que faça da leitura e interpretação de texto uso obrigatório, para quais ações, nossos colégios não estão preparados para formar leitores,sejam eles clássicos da literatura, jornais, Internet, blogs, gibis e revistas e há também um grande desafio a ser superado e esse está na sala de aula, pois a maioria dos professores não tem formação adequada para instruir seus alunos.
É verdade que o brasileiro não desfruta de um sistema educacional adequado, a nossa estrutura é precária e como exemplo o Brasil tem uma biblioteca para cada 33 mil habitantes o que nos leva a 70% das escolas públicas sem ter sequer uma biblioteca. Lastimável... Deplorável...Vergonhoso...
O brasileiro realmente não gosta de lê,não tem hábito, não tem prazer,tem preguiça, principalmente quando o texto é considerado longo, não importando o grau de conhecimento do conteúdo do comentário e tal fato é abrangente a todas as camadas sociais. Eu por exemplo tem amigos de nível superior com uma boa cultura,mas que se queixa dos textos de meus comentários ou postagens por achar longos e pesados. Sinto muito, mas minha conceituação para a expansão de conhecimentos não pode se prender a quantidade de linhas formatadas sobre determinado assunto e por isso lamento que os amigos prefiram os vazios textos de determinados blogs que não ousam tentar romper a falta de educação e a falta de vontade para uma leitura elucidativa, informativa e cultural.
Alias em recente publicação em revista de larga tiragem diz o seguinte:
o brasileiro lê 4,7 livros por ano, enquanto no mesmo período nos EUA e França é lido dez livros e na Filandia 21.
A verdade é dura, é que ninguém lê direito no Brasil, é o que demonstra uma avaliação internacional de leitura.
Em 2000 nossos alunos ficaram em último lugar em habilidade de leitura de jovens e até que ponto eles conseguiram compreender texto, localizar e associar informações, fazer um raciocínio lógico sobre a leitura e tirar suas conclusões.
Em 2003 passou para a 37ª posição entre 41 nações;
Em 2006 ficou em 48º lugar entre 56 participantes( com nota pior que a anterior)
E não há motivos para se esperar uma posição melhorada com os dados colhidos em 2009 quando a prova foi realizada para 50 mil alunos sorteados em 990 escolas públicas e particulares do país e as chances de o Brasil ficar bem colocado é diminuta.
Temos que mudar a educação, começando pela casa de cada um, se estendendo a escola em seu grau menor até atingir a universidade.
A educação é um vetor extremamente importante e precisa ser revisto e tem muita gente com capacidade para empreender tão importante missão.
Volto a dizer, melhorou com Lula,mas é preciso muito mais.

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