sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Em busca do desenvolvimento

Governo

18/02/2016 17:34

Governo da Bahia intensifica agenda para buscar investidores chineses


A meta do Governo da Bahia na missão à China é firmar parcerias para concretizar os mais importantes projetos na área de infraestrutura logística e mobilidade no estado. A comitiva, liderada pelo governador Rui Costa, embarca no dia 4 de março e a preparação para a viagem segue intensa. Nesta quinta-feira (18), o vice-governador João Leão, o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, e o representante do governo baiano em Brasília, Jonas Paulo, estiveram com o embaixador da China, Li Jinzhang, na capital federal, para pedir apoio do governo chinês.  

Coube a Bruno Dauster detalhar os projetos baianos, com destaque para a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a ser implantado em Salvador. "A missão é para formalizar acordos. Temos alguns projetos prontos, obras em andamento e, nesse sentido, solicitamos o apoio político para que, demonstrada a viabilidade, possamos concretizar as parcerias com os investidores chineses", disse Dauster.

No caso da Fiol, o governo baiano pediu e foi autorizada pelo Ministério dos Transportes a entrega dos projetos executivos e o detalhamento sobre o curso de obra ? trechos realizados e a realizar - aos investidores chineses. "Vamos apresentar os projetos para que eles possam calcular os investimentos necessários", explicou o secretário da Casa Civil ao embaixador.

Já o VLT está pronto para ser executado, com projetos finalizados. No encontro, Bruno Dauster garantiu que a interligação do VLT ao Metrô de Salvador, este em operação, permitirá o transporte de 190 mil passageiros por dia. A área de influência do novo modal que será feito pelo Estado ? o VLT - possui 1 milhão de moradores.

No início desta semana, Rui Costa esteve com a embaixadora da China, Xia Xialing, para potencializar as negociações. Eles conversaram sobre a dinâmica das empresas que serão visitadas, além da importância dos projetos para o desenvolvimento da Bahia. Rui chega ao país no dia 6 e deve ficar até 12 de março.

Fonte:Agecom.

E a ponte Salvador a Itaparica? ( pensargrande)

Nenhum comentário: