quarta-feira, 28 de outubro de 2015

RUI VAI AO TCU DEFENDER A FIOL, E DIZ QUE PARECER DEFENDE OUTROS INTERESSES



28/10 - 08:31hs - Bahiaeconômica


O governador Rui Costa vai a Brasília nesta quarta-feira se reunir com representantes do TCU – Tribunal de Contas da União para discutir a avaliação de técnicos do órgão que sugeriram a redução do traçado da Ferrovia Oeste Leste restringindo-o ao trecho Ilhéus/ Caetité. Não se sabe se o governador vai se encontrar com o Presidente do TCU, o Ministro Aroldo Cedraz, que é baiano.

A recomendação foi enviada aos ministérios dos Transportes e Planejamento sugerindo a avaliação junto com a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, do custo-benefício do empreendimento,  e a possibilidade de abandono do trecho que ligaria Caetité a Barreiras e daí a Figueiropólis.

O governador Rui costa se mostrou indignado com a medida afirmando que o TCU extrapolou suas prerrogativas. Segundo ele, não cabe ao TCU fazer juízo de valor da necessidade ou não da obra, mas apenas avaliar a legalidade da obra e o cumprimento dos atos.

A justificativa para a recomendação pareceu a muitos analistas fora de propósito, pois o TCU diz que a razão seria a queda do preço do minério de ferro que afetaria o projeto da Bamin Mineração, sem levar em conta que o trecho que ela recomenda conclusão é exatamente o que interessa ao transporte de ferro, enquanto os demais trechos é que poderiam reduzir a dependência de um único produto e dar maior viabilidade econômica à ferrovia.

O governador chegou a afirmar que aprecia haver interesse de outros estados , pois quando a ferrovia está prestes a se concretizar aparece um parecer técnico contra o projeto. Costa irá ao TCU com uma comitiva formada por senadores baianos, deputados estaduais e federais.

A tese de que haveria interesses de outras regiões na não concretização do projeto pode não ser real, mas houve quem lembrasse que no mesmo dia a TV Globo fez uma reportagem de cunho negativo sobre a liberação de licença pra desmatamento da área onde será construído o Porto Sul, dando destaque a opinião de ambientalistas contrários ao projeto.

Nenhum comentário: