quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Duplicação da Rodovia Ilhéus a Itabuna (BR -415)




 

Em 1974 foi feito estudo de duplicação que consistia no alargamento das pistas existentes no trajeto atual da rodovia, o que demonstra ser antigo o desejo e a visão de necessidade para a facilitação do tráfego.

Em decorrência de nada ter sido realizado e devido por consequência no atraso na consumação da ideia de 1974 e o surgimento de aglomerações urbanas como Salobrinho, Banco da Vitoria, e da UESC e IFBA, a necessidade passou a ser vista com a construção na margem direita do rio Cachoeira (sentido de Itabuna para Ilhéus) de 18 km de pistas com duas faixas de tráfego e interligando  a Rodovia já existente quatro pontes (interligava as duas margens do Rio Cachoeira)

O projeto está pronto, tem licença ambiental, os usuários desejam e segundo as últimas noticias tem mais de dois anos no aguardo do DNIT aprovar e os recursos anunciados como disponíveis através do PAC 2 serem liberadas e as demais (todas) licenças serem concedidas.

De 1974 para cá são 41 anos, de uma visão progressista, de um desejo, de uma necessidade de muitas promessas e levam a uma pergunta: Cadê a Duplicação da BR 415 ou Rodovia Ilhéus a Itabuna?

E o semianel viário ao sudeste de Itabuna e o semianel em Ilhéus?

Lembro bem, estava presente ao evento em que o então governador da Bahia Jacques Wagner ao lado do Presidente Lula anunciou a duplicação da BR 415. Lula passou, Dilma completou um mandato, está governando em 2015 e nada das obras terem inicio.

A pergunta nada tem de sentido politico. Quede a Duplicação da Rodovia de Ilhéus a Itabuna?

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