sábado, 30 de julho de 2011

CONDER mostra na Câmara importância das ciclovias

 A implantação de 206 quilômetros de ciclovias em Salvador e Lauro de Freitas, anunciada na última terça-feira 26, durante sessão especial na Câmara Municipal, ganha ainda mais força com o projeto entregue pela CONDER ao presidente da Comissão de Planejamento e Meio Ambiente da Casa, vereador Gilmar Santiago.
Apresentado pela diretora de Equipamentos e Qualificação Urbanística, Lívia Gabrielli, e pelo coordenador de Intervenções em Áreas de Interesse Especial, ltamar Kalil, o projeto da CONDER tem como uma de suas características a transversalidade, exercendo, além de efetiva contribuição sobre o sistema viário, um papel que também contempla o meio ambiente, a saúde e a educação.

Com a sanção, pelo prefeito João Henrique, da Lei nº 8.040/2011, que deverá ocorrer nos próximos dias, o plano em execução pela CONDER desde 2008 tem um sentido abrangente e visa, principalmente, integrar as ciclovias a serem criadas com outros meios de transporte, a exemplo dos operados por ônibus, metrô, ferry-boat,trens que servem à zona suburbana e do sistema que vier a ser escolhido para a Avenida Paralela.

O projeto contempla três etapas. A primeira inclui a orla da cidade e integra Salvador a Lauro de Freitas, onde serão implantados 60 quilômetros de ciclovias, sem dependência da ligação com outros modais de transporte.
 Esta etapa inaugural deixaria Lauro de Freitas e seguiria por toda a borda de Salvador até o bairro da Ribeira, na Cidade Baixa, prevendo-se, paralelamente, a requalificação da estrutura já existente para os ciclistas, além de ciclovias com ciclofaixas e bicicletários.
A segunda parte abrange o Centro Histórico de Salvador, onde se estuda a implantação de um plano piloto de bicicletas públicas, a exemplo do que existe em Paris, na França, e em Santiago do Chile.
Já a terceira e última etapa do projeto segue da Avenida Paralela ao centro da cidade. Assim, se assegurará a integração das principais estações de transbordo da capital, (Iguatemi, Lapa, Pirajá e Mussurunga), como também os pontos de acesso ao metrô, com o sistema cicloviário.

Alternativa para a Copa do Mundo

Lívia Gabrielli e Itamar Kalil destacaram, principalmente, a importância do projeto para a mobilidade urbana de Salvador, o que justifica plenamente o investimento previsto, no valor de R$ 40 milhões, sendo R$ 22 milhões oriundos do PAC da Mobilidade e R$ 18 milhões do plano plurianual estadual.
 A previsão é que as obras efetivamente comecem no início de 2012 e sejam concluídas antes de junho de 2014, quando da abertura da Copa do Mundo, passando a se constituir em mais uma alternativa de transporte para facilitar a locomoção urbana na cidade.

A sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador contou, também, com as presenças dos presidentes do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, e do IAB - Instituto dos Arquitetos da Bahia, respectivamente Jonas Santos e Daniel Colina, secretário Municipal de Infraesturura, José Matos, defensora pública, Marta Oliveira, e representantes do Movimento Bicicletada Salvador.

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