quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Salvador ganhará complexo olímpico

Cidade

E pode ser um dos mais importantes complexos poliesportivos do Brasil

por
Adilson Fonseca
Publicada em 21/01/2016 11:41:06 - TribunadaBahia
 
 
O Estádio de Pituaçu e todo o complexo do parque metropolitano, que ocupa uma área de 425 hectares (aproximadamente 4,5 quilômetros quadrados) entre a Avenida Paralela e a orla, poderá vir a ser um dos mais importantes complexos poliesportivos do Brasil, com ginásio de esportes, piscina olímpica e área para prática de esportes aquáticos.
Isso porque depois do carnaval, o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, vai estar licitando um projeto executivo para transformar toda a área num complexo olímpico, cuja estimativa de gastos deverá girar em torno de R$ 50 milhões. A ideia é aproveitar o Estádio de Pituaçu, incluindo no equipamento pistas de atletismo, a construção de um Ginásio Poliesportivo de características olímpicas, e aproveitar o lago da represa de Pituaçu para uso de esportes aquáticos, como canoagem e remo.
Conforme explicou o secretário de esportes, Álvaro Gomes, o primeiro passo será dado com o encaminhamento feito ao ministério dos esportes para que, ao fim das Olimpíadas do Rio de Janeiro, a serem realizadas entre agosto e setembro deste ano, uma das piscas do complexo olímpico seja desmontadas e o equipamento transferido para Salvador, onde será instalada no Parque de Pituaçu, em área próxima ao estádio.
Outra medida a ser adotada como precursora da implantação do complexo olímpico, é construir o Centro de Luta Olímpica, que a princípio seria no bairro de Cajazeiras, mas que deveram ficar mesmo em Pituaçu. E, por fim, a construção de um Ginásio de Esportes, com capacidade para 12 mil pessoas nas arquibancadas, com todas as modalidades esportivas, além da criação de uma pista de Atletismo dentro das especificidades olímpicas.
“O projeto executivo vai ser executado no início deste ano e depois disso, vamos ver  buscar as linhas de financiamento”, disse Álvaro Gomes.
Salto de qualidade
Conforme deixou claro o secretário Álvaro Gomes, a idéia é dotar Salvador de equipamentos de qualidade para a a prática esportiva da população, de estudantes e dos praticantes de esportes. “Temos espaços que podem abrigar esses equipamentos. E temos atletas. Faltam recursos e depois do projetos feito vamos correr atrás”, diz.
Álvaro Gomes diz ainda que tem conversado com o ministro dos Esportes, George Hilton dos Santos Cecílio,  e recentemente fez a proposta de que alguns equipamentos olímpicos, como a piscina desmontável montada para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto deste ano, sejam transferidos para Salvador logo após o evento., “O ministro se mostrou receptivo e acreditamos que isso seja feito”,disse.
Atualmente Salvador praticamente não dispõe de equipamentos de categoria olímpica, com o fechamento de alguns clubes, como a Associação Atlética da Bahia, e o Clube da antiga Copene, onde atletas costumavam treinar natação. A piscina olímpica da Fonte Nova e  o seu complexo esportivo, incluindo o Ginásio de Esporte, anexo ao estádio, foram desativados, com a implosão da antiga Fonte Nova e a construção da Arena Itaipava  em seu lugar.
O Parque de Pituaçu
O Parque Metropolitano de Pituaçu é a maior área verde de uso público de Salvador. Tem 425 hectares  (4,2 quilômetros quadrados) entre a Avenida Paralela e a Orla), dos quais 200 hectares é formado pela represa do Rio Pituaçu. Dispõe de uma ciclovia de 18 quilômetros e vasto manancial de remanescente da Floresta Atlântica. 
Foi criado por Decreto Estadual nº 23.666 de 4 de setembro de 1973 e pelo Decreto nº 23.113 de 12 de abril de 1978 f oi declarado de utilidade pública para desapropriações. Inicialmente o parque possuía 660 hectares, mas com as ocupações, a área foi reduzida para as atuais 425 hectares.

Pensargrande faz tempo que através de postagens, comentários, tem cobrado promessas de ministros de Esporte, de politicos influentes, sobre as construções de um grande Parque Aquático e um Mega Ginásio de Esportes em Pituaçu.
O momento presente é de confiança que as necessidades dos esportes da Bahia possam ser atendidas, pois não é cabível que a terceira capital brasileira em população seja uma cidade abandonada totalmente na área do esporte, excluindo naturalmente o futebol.
Você leitor é só buscar neste blog que vai achar inúmeros comentários e cobranças a respeito.

Nenhum comentário: