Chegada do guindaste Goliath marca a fase operacional do moderno estaleiro baiano
A Enseada Indústria Naval recebeu, nesta segunda (24/02), o primeiro navio que marca a fase operacional da Unidade Paraguaçu, localizada em Maragojipe (BA).
A embarcação saiu do porto de Mokpo em 19 de janeiro e trouxe a primeira parte do guindaste Goliath, adquirido da empresa mundial Konecranes Finland Corporate, que será entregue em dez embarques (dois de grande porte, o maior em 24/02), oriundos da Finlândia, Coréia e China.
O equipamento estará completamente montado em agosto de 2014 e será o mais alto do Brasil, com 150 metros, o equivalente a um prédio de 50 andares.
O Goliath trata-se de um pórtico de sete mil toneladas com capacidade de içar cargas de até 1.800 toneladas. Capaz de montar megablocos, será possível erguer de uma só vez a torre de perfuração dos navios-sonda.
O equipamento atuará em conjunto com o guindaste de lança sobre trilhos da mesma empresa. O aspecto mais importante é a sinergia operacional entre os guindastes, que contam com a mesma tecnologia básica, que implica em maior segurança e produtividade.
Para Silvio Zen, diretor de Implantação da Unidade Paraguaçu, a chegada da embarcação marca a conclusão das obras civis do Cais I. “A Unidade Paraguaçu está com mais de 50% de suas obras concluídas e tem a previsão de ser inaugurada em março de 2015, porém, já estamos operando. Já iniciamos corte da chapa de aço para as construções das sondas”, afirma Zen.
O Cais I tem uma área de total de 5,2 mil metros quadrados e capacidade para navios de até 210 metros de comprimento.
Sobre a Enseada Indústria Naval
A Enseada Indústria Naval é formada pelas empresas Odebrecht, OAS, UTC e a KHI (Kawasaki Heavy Industries Ltd.) e possui investimentos na ordem de R$ 2,6 bilhões no Recôncavo Baiano.
Sua carteira de contratos inclui, na Bahia, a fabricação de seis navios sonda para a Sete Brasil e, no Rio de Janeiro, a conversão dos cascos de quatro navios VLCCs em FPSOs para a Petrobras.
A matriz da Enseada está localizada no município de Maragojipe (BA), com uma área de 1,6 milhão de metros quadrados, dos quais 400 mil são destinados à preservação ambiental.
Quando estiver operando a plena capacidade, poderá processar até 36 mil toneladas de aço por ano trabalhando em regime de turno único, o que permite uma ampla margem de produção, construindo navios de altíssima especialização, que poderão ser fabricados simultaneamente.
Sobre a Konecranes
Konecranes Finland Corporate é uma líder mundial de grupo de elevação empresas ™, atendendo a uma ampla gama de clientes, incluindo manufatura e de processos indústrias, estaleiros, portos e terminais.
Konecranes fornece soluções de levantamento de aumento de produtividade, bem como serviços de ferramentas de levantamento de equipamentos e máquinas de todas as marcas.
Em 2012, as vendas do Grupo totalizou EUR 2.170 milhões. O Grupo tem 12.100 funcionários em 626 localidades em 48 países. Konecranes está listada na NASDAQ OMX Helsinki (símbolo: KCR1V).
Fonte: Ascom/EEP
Nenhum comentário:
Postar um comentário