O Metrô de Salvador, oficialmente Sistema Metroviário de Salvador e
Lauro de Freitas (SMSL),3 é o sistema
metroviário da cidade
de Salvador e operado pela CCR Metrô Bahia.
1 Atualmente, o sistema funciona em
operação assistida com o trecho ativo entre Acesso Norte e Lapa, da linha 1,
num total de 6,6 quilômetros e quatro estações. Ainda este ano, em julho, a
estação do Retiro se somará às outras perfazendo 7,3 quilômetros e cinco
estações, e operação comercial tem início em setembro.4 5
A
construção do SMSL se processa numa expansão dividida em seis etapas que
integrará o centro da cidade até Pirajá (mais
tarde, até o bairro de Águas Claras, nas proximidades de Cajazeiras), e o município de Lauro de Freitas através da Linha 1 e Linha 2 respectivamente, somando 41,8
quilômetros de extensão (17,6 da Linha 1 e 24,2 da Linha 2) e 22 estações.2 6 7 Como parte dos esforços de implantar
transporte integrado na Grande Salvador,
é pretendida a articulação do metrô com o Trem do Subúrbio, que funciona atualmente
com 13,5 quilômetros de extensão e 10 estações e deve ser transformado em veículo leve sobre trilhos(VLT), e com
vias transversais alimentadoras a serem implantadas e percorridas por sistema de trânsito rápido de ônibus (BRT), sem falar com os ônibus
convencionais, já exigida no edital da licitação de 2013
Transferência para o governo estadual e nova licitação
Após negociações entre os governos municipal e estadual para dar prosseguimento às obras, foi acertado o acordo de transferência da responsabilidade do transporte ferroviário metropolitano da Grande Salvador para o Governo do Estado. A entãoCompanhia de Transportes de Salvador (CTS), empresa pública municipal responsável pelo metrô e o trem, foi transferida em abril de 2013 para o controle estadual. Além de agilizar, a intenção é também integrar os sistemas de mobilidade (trem, metrô e ônibus) para promover o transporte multimodal.46 47 O acordo fechado também abordou o valor da passagem, que ficou decidido em 3,10 reais, e, para a integração com ônibus, 3,90 reais - valores conforme as tarifas vigentes dos ônibus municipais soteropolitanos.46 47 48
No dia 24 de abril de 2013, foi lançado o edital do sistema metroviário que esteve aberto para propostas até 19 de agosto (inicialmente o prazo era 15 de julho)49 com o anúncio do vencedor da licitação na Bovespa primeiramente previsto para 30 de julho. A licitação indicou a parceria público-privada com o modelo de concessão patrocinada para vigorar por 30 anos, sendo três anos para construção e o resto para a operação, a e o critério do menor preço oferecido. O edital determina aproximadamente 42 quilômetros de metrô e 20 estações (sem contar o prolongamento em direção a Cajazeiras), incluindo 11 terminais intermodais destinadas à integração e alimentação do transporte metroviário.50
Realizada em 19 de agosto, quando eram previstos quatro concorrentes, entretanto, a entrega das propostas foi feita por apenas uma empresa: a Companhia de Participações em Concessões (CPC), do Grupo CCR, cuja proposta traziadeságio de 5,05 por cento sobre o preço máximo estabelecido.7 Sendo assim, a empresa foi declarada vencedora da licitação para a conclusão das obras (finalização dos seis quilômetros iniciados mais a extensão desse para outros cinco quilômetros da Linha 1 e implementação da Linha 2, fora os investimentos em equipamentos, sistemas e material rodante, adequação, reforma, manutenção e operação dos terminais de integração de passageiros e das estações do metrô).51 52 53 Além disso, o contrato de concessão do sistema de metrô de Salvador previa que a empresa arcasse com os custos de reparos pelo tempo em que os trens e o trecho inicial de seis quilômetros permaneceu parado.54
O edital estabeleceu o custo total para o término das obras foi contabilizado na ordem de 3,9 bilhões de reais, oriundos do governo federal (por meio do Programa de Aceleração de Crescimento 2), estadual e da concessionária que venceu a licitação.9 10 11 Em outubro, a Companhia de Transportes de Salvador foi renomeada para Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).55 Também foram estabelecidos prazos e etapas para o andamento das obras a serem contados a partir da assinatura, com a expectativa de que o metrô fique pronto completamente até o início de 2017.56 A assinatura do contrato em 15 de outubro de 2013 fixou as datas dos prazos no edital de cada uma das seis etapas, apresentadas na tabela abaixo.12 50 56 39 17
Gestão da CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia assumiu a gestão do sistema logo após a assinatura do contrato, em 15 de outubro de 2013. Meses depois houve uma controvérsia sobre a contratação de funcionários. Em janeiro de 2014, o processo de seleção para operadores dos comboios foi alvo de nota de repúdio da seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aos critérios que estariam excluindo a possibilidade de contratação de mulheres. A concessionária, porém, negou a distinção de gênero para a admissão de funcionários, apontando o erro que constava no sítio eletrônico da Prefeitura de Salvador.57 58 As vagas abertas foram abertas a 38 profissionais, inclusive os operadores de trem. Embora tenha sido oferecido o curso de Eletricista de Manutenção Ferroviária em 2013 pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), houve somente 32 candidaturas.59 60
Ainda em janeiro, foram iniciados os testes na rede elétrica de alta tensão para avaliação das condições e correção de possíveis defeitos.1 61 Em entrevista em março, o presidente da CCR Metrô Bahia, Harald Zwetkoff, afirmou que todos os seis trens que existem (comprados entre 2008 e 2009, mas que estavam parados) foram totalmente desmontados. Foram tiradas todas as rodas, rolamentos, motores. Depois, foi feito todo o trabalho de remontagem dos trens, de testes dos sistemas de freio de comunicação e de ar-condicionado.62
Em preparação à operação, a CCR contratou a empresa francesa Egis para auxiliar o gerenciamento de sistemas e de integração, bem como a gestão da interface entre os subsistemas e de engenharia civil.63 64 65 Para o fornecimento de sinalização, foi contratada a Thales Group que traz o sistema SelTrac CBTC (Communications-Based Train Control), cuja tecnologia permite uma operação completamente automatizada e sem a necessidade de um condutor, além de otimizar a capacidade e o tempo de viagem.66 67
Antecedente à fase comercial, a operação assistida é o funcionamento gratuito em horários variados restritos e com número reduzido de passageiros a fim de testar as condições do serviço. Ela foi primeiramente marcada para 13 de junho de 2014, uma sexta-feira de jogo do grupo B da Copa do Mundo FIFA de 2014 na cidade. Mais tarde, a data foi adiantada para o dia 11 de junho.68 56
Conforme o edital, as estações de ônibus urbano de Salvador foram passadas pela Prefeitura soteropolitana à administração da CCR em abril. Esta é responsável pela reforma/recuperação desses equipamentos e pela conexão do SMSL ao Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Salvador (STCO). Os terminais são a Rodoviária Urbana (anexa ao terminal intermunicipal), Iguatemi, Acesso Norte, Mussurunga e Pirajá. Com exceção da Acesso Norte, todas as outras estações de transbordo estão em funcionamento.69 70 17
Características do sistema[editar | editar código-fonte]
Os trilhos construídos pelo Metrosal são do tipo tradicional de lastro de brita. Já os trilhos a serem construídos pela Metrô Bahia terão a tecnologia low vibration track (LVT), ou seja, laje de concreto e material absorvente para diminuição vibração e do barulho consequente emitido pelos comboios ao passar pela brita.56 75
Tabela do sistema[editar | editar código-fonte]
Ambas as linhas estão divididas em tramos. A linha 1 possui o tramo 1, da Lapa ao Acesso Norte, o tramo 2, do Acesso Norte a Pirajá, e a expansão pelo tramo 3, de Pirajá a Cajazeiras/Águas Claras. A linha dois possui o tramo 1, do Bonocô ao Aeroporto, e a expansão pelo tramo 2, do Aeroporto até Lauro de Freitas.17
Linha | Terminais | Extensão | Inauguração | Comprimento (km) | Estações | Duração das viagens (min) | Funcionamento |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Lapa ↔ Pirajá | Pirajá ↔ Cajazeiras* | 11 de junho de 2014 | 12,2 (17,6) | 8** (10) | 14 (Lapa ↔ Acesso Norte) | Das 5h às 0h.75 76 Na operação assistida será das 12h às 16h.75 |
2 | Bonocô ↔ Aeroporto | Aeroporto ↔ Lauro de Freitas* | 2015 | 21,2 (24,2) | 12 (13) | 97 | |
* Trecho a ser estudado ** Dessas oito, cinco estações já foram construídas |
Frota
Foram fabricados seis trens, cada um com quatro vagões da Hyundai Rotem e fornecidos pela Mitsui, totalizando 24 vagões, ao custo de mais de 100 milhões de dólares dos Estados Unidos.7 24 Metade da frota chegou em novembro de 2008 e a outra em janeiro de 2009 e ficaram guardados em galpões, uma vez que o pátio de manobras não tinha sido concluído ainda, sob o custo mensal de 80 mil reais.24 Em fevereiro de 2014, a CCR comunicou a compra de mais 49 novos trens, que serão produzidos pelo consórcio Hyundai Rotem-Iesa. Ao todo, o sistema de metrô de Salvador terá 55trens unidades elétricos (TUE), totalizando 220 carros.77
Os veículos deste sistema trafegam a uma velocidade média de 40 quilômetros por hora e a velocidade máxima é de 80 quilômetros por hora. A bitola será de 1435 milímetros e a alimentação dos trens será feita por catenárias aéreas utilizando uma tensão contínua de 3000 volts. Os intervalos das linhas 1 e 2 é de no máximo seis minutos nos horários de pico e 10 minutos nos horários de vale, após completar a frota estabelecida no contrato de concessão.76 Cada composição contará com quatro vagões (cada vagão com capacidade para transportar 1250 passageiros), ar-condicionado e isolamento acústico.3
Modelo/Série | Potência (kW) | Bitola (m) | Fabricante | Origem | Ano de fabricação | Adquirente inicial | Frota ativa | Frota inativa | Frota total carros | Linhas de operação |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
ND | ND | 1435 mm | Rotem | Coreia do Sul | 2008 | Metrô de Salvador | 6 | 0 | 24 | Linha 1 |
TOTAL | 6 | 0 | 24 |
Intermodalidade
A intermodalidade entre os meio de transporte é determinada pelo edital de concessão, especialmente, em relação aos ônibus urbano. Foram definidos 9 "terminais de integração de passageiros" com a integração física e tarifária aosistema de ônibus. São eles: Acesso Norte, Mussurunga, Pirajá, Rodoviária Urbana/Norte já construídos;69 70 e Aeroporto, Bonocô, Pituaçu, Retiro, Rodoviária Sul a serem construídos pela concessionária; além de Águas Claras e Lauro de Freitas, que dependem da efetivação dos tramos de expansão.17 Por ser objeto de outra licitação,47 a Estação da Lapa, pertencente ao Município, não foi mencionada. Já a Estação Iguatemi dará lugar à estação do metrô Rodoviária.17
Ainda no transporte rodoviário, ônibus farão a ligação direta entre a Estação Aeroporto ao Aeroporto Internacional de Salvador. E a interligação com o sistema cicloviário metropolitano também é determinado pelo poder concedente, a partir da instalação de bicicletários em todas as estações metroviárias, acompanhando diretrizes do projeto Cidade Bicicleta.17
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