Parte 02/02
Efetivamente na imprensa tem quem se preste a um triste papel de menosprezar, radicalizar de forma negativa, o trabalho do gestor quando esse é um governante que luta com todo empenho para melhorar a vida do cidadão. Hoje pela manhã determinada emissora arauto da oposição na Bahia tentava ridicularizar o governo por fazer rodar nos trilhos os trens do Metrô iniciado há mais de quatorze anos,sem que os governantes apoiados hoje por essa emissora tivessem a capacidade ou prestigio de faze-los.
A parceria público privada (PPP) usará recursos originados de:
CCR irá arcar em torno de R$1,4 Bilhão;
Governo da Bahia R$1Bilhão
Orçamento Geral da União R$1,3 Bilhão
Dentre as várias responsabilidades da CCR prevê a construção de passarelas, terminais de ônibus,construção de novos terminais de integração com ônibus próximo as paradas do Metrô; alterações nos entornos das estações do Metrô em Mussurunga, Pirajá e Iguatemi
Em verdade a CCR investe e dentro da PPP só recebe depois de cumpridas as etapas.
Hoje o primeiro trecho tem o trajeto Lapa-Retiro /Retiro Lapa mais só será utilizado o trecho Acesso Norte ao Campo da Pólvora. Complementando a Linha I o trecho Estação do Retiro a Pirajá está em obras devendo ser concluída em janeiro de 2015.
Um recado aos senhores opositores: "depois que passou para as mãos do governo da Bahia, a obra do primeiro trecho foi concluída em menos de 1(um) ano"
Na Linha 1:observe acima a coloração em azul e veja que do Retiro a Pirajá em fase de obras com previsão de entrega em janeiro de 2015. Em azul e branco de Pirajá passando pela Brasilgás até Águas Claras será mais uma etapa prevista de construção.
Na Linha 2:observe todas as estações e sua extensão que somadas a linha 1,transformará O Metrô de Salvador no terceiro maior do país com 42 km,ficando atrás apenas de São paulo e Rio de Janeiro.
Na Linha 2:observe todas as estações e sua extensão que somadas a linha 1,transformará O Metrô de Salvador no terceiro maior do país com 42 km,ficando atrás apenas de São paulo e Rio de Janeiro.
Linha 2
Sobre a linha 2 do sistema metroviário soteropolitano, a CCR Metrô Bahia informa que ainda este mês terão início um trabalho de sondagem e estudos do terreno da avenida Luiz Viana Filho (Paralela), onde será erguida uma nova estrutura.
A primeira etapa desta fase tem prazo de entrega fixado em outubro de 2015. Nesse período, será entregue a estação Detran. Seis meses depois, em abril de 2016, está prevista a conclusão das estações Rodoviária, Imbuí e Pituaçu.
Em outubro do mesmo ano, o metrô deve chegar a Mussurunga, Flamboyants e Bairro da Paz. A estação do aeroporto será última a ser entregue. A conclusão está prevista para abril de 2017.
A tabela abaixo mostra as estações e os prazos indicados pela CCR Metrô Bahia após vencer a licitação e assumir o sistema.
Fontes: A tarde - Wikipédia - AGECOM e arquivos de outras postagens de pensargrande.Estação | Comentários | Operação prevista |
---|---|---|
Bonocô | Em construção. Integração com a Linha 1. | Até outubro de 2015. |
Detran | Em construção. | Até outubro de 2015. |
Rodoviária/Iguatemi | Em construção. | Até abril de 2016. |
Pernambués | Em construção. | Até abril de 2016. |
Imbuí | Em construção. | Até abril de 2016. |
CAB | Em construção. | Até abril de 2016. |
Pituaçu | Em construção. | Até abril de 2016. |
Flamboyant | Em construção. | Até outubro de 2016. |
Tamburugy | Em construção. | Até outubro de 2016. |
Bairro da Paz | Em construção. | Até outubro de 2016. |
Mussurunga | Em construção. | Até outubro de 2016. |
Aeroporto | Em construção. | Até abril de 2017. |
Lauro de Freitas | Em construção. | Até abril de 2017. |
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