Parte 01/02
Os opositores do PT que formulam
opiniões tentando manipular a população eleitoral deveriam ter o bom senso de
analisar fatos ocorridos que fizeram a história do Metrô de Salvador e realizar
comparações embasadas em acontecimentos que até bem pouco tempo eram motivos de
risos, piadas e em verdade verdadeiro tiro no pé.
História das obras do Metrô
Antônio Imbassahy (PFL) eleito
prefeito com voto direto para o período de 1º de janeiro de 1997 a 31.12.2000 e
reeleito para o mandato de 1/1/2001 a 31.12.2004 teve a seguinte atuação para a
construção do Metrô.
EM 1999 abre concorrência pública
para a construção em 01.2000 as obras são iniciadas e nessa época se alardeava
que o trecho da Lapa – Pirajá fosse concluída em 2004 em pleno mandato.
No período em que Imbassahy era o
Prefeito de Salvador governava a Bahia, Paulo Souto também do PFL (mandato de
1997 a 2000) tendo pegado parte e parte da gestão de César Borges (PFL) e de
2001 a 2002 período em que Otto Alencar governou a Bahia.
E quem presidia o país?
FHC de 1/1/1995 a 1/1/2003(PSDB)
e Lula de 1/1/2003 a 1/1/2011(PT).
Quais os benefícios o Sr. Antônio
Imbassahy recebeu dos poderes estadual e federal em relação à construção do
Metrô?
De 1997 a 1/1/2003 o presidente
FHC governava o Brasil o que significa que Imbassahy tinha um aliado poderoso
na esfera federal. De 1/1/2003 a 31/12/2004 o presidente era Lula do PT.
E o Metrô teve quais avanços em
sua longa construção?
Sai Imbassahy e João Henrique
(PMDB) é eleito para o mandato de 1/1/2005 a 31/12/2008 e continuou ao ser
reeleito para o mandato de 1/1/2009 a 31/12/2012 eleito desta vez pelo PSDB/PP.
Cadê o Metrô?
Cadê o Metrô?
Em 09/2006 o Tribunal de Contas
da União pede suspensão de obras do Metrô após denúncias de superfaturamento.
Em 11/2008 o governo Wagner compra
os primeiros trens que chegam a Salvador e são guardados em galpões por ano e
meio.
Quede o Metrô?
Em 04/2013 Wagner e ACM Neto
(Prefeito de Salvador) assinam acordo e o Metrô passa a ser responsabilidade do
governo do estado da Bahia.
Após 18 meses de paralisações o
governo do estado após cumprir todo o ritual legal com transparência com o
intuito de através uma Parceria Pública Privada (PPP) levar a cabo a construção
do Metrô de Salvador e assina contrato com a CCR para esse fim.
Quando da assinatura desse acordo
o Metrô tinha um trecho semi-pronto de aproximados 6 km da Lapa a antiga Rótula
do Abacaxi.
Voltando um pouco a história
politica para se medir as influências que poderiam ser ou não positivas para o deslanche,
o avanço das obras do Metrô, principalmente na época do governo de Imbassahy
observem a seguir informações politicas.
O DEM é a refundação do PFL que por
sua vez foi originário de uma dissidência do antigo PDS, sucessor da Arena (extinta
em 29/11/79) partido que foi a base parlamentar do regime militar de 1964.
Voltando a comentar sobre o Metrô.
No período sob a responsabilidade da CCR foram feitas as seguintes intervenções em reparos,acertos,modificações e ações assemelhadas.
o1- Nos trens
Desmontados e remontados.ajustados afim de ficarem compatíveis com os 30 novos trens que vão chegar em julho de 2015.
Nas revisões foram trabalhados os sistemas de freios,funcionamento de portas, propulsão, ar condicionado e também nas linhas(trilhos).
02- Nas Estações
Algumas passaram por reformas,alguns reparos básicos foram consumados como troca de vidros,lampadas e adequações visando os deficientes, como por exemplo reparo no piso com implantação de piso tátil,elevadores e escadas rolantes.
O trajeto cresceu aproximados 1,3 km chegando a estação do Retiro.
O metrô será inaugurado amanhã 11/6/2014 e as atividades vão continuar com as obras buscando chegar a Estação Pirajá.
Leia amanhã Parte 02/02
Voltando a comentar sobre o Metrô.
No período sob a responsabilidade da CCR foram feitas as seguintes intervenções em reparos,acertos,modificações e ações assemelhadas.
o1- Nos trens
Desmontados e remontados.ajustados afim de ficarem compatíveis com os 30 novos trens que vão chegar em julho de 2015.
Nas revisões foram trabalhados os sistemas de freios,funcionamento de portas, propulsão, ar condicionado e também nas linhas(trilhos).
02- Nas Estações
Algumas passaram por reformas,alguns reparos básicos foram consumados como troca de vidros,lampadas e adequações visando os deficientes, como por exemplo reparo no piso com implantação de piso tátil,elevadores e escadas rolantes.
O trajeto cresceu aproximados 1,3 km chegando a estação do Retiro.
O metrô será inaugurado amanhã 11/6/2014 e as atividades vão continuar com as obras buscando chegar a Estação Pirajá.
Leia amanhã Parte 02/02
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