GOVERNO JÁ COMPROMETEU MAIS DE R$ 85 MILHÕES COM A PONTE SSA-ITAPARICA
O governo do Estado já comprometeu cerca de R$ 87 milhões com estudos sobre a ponte Salvador-Itaparica. O montante de recursos é maior do que o governo está gastando com a construção de dois viadutos no Imbuí e um de Narandiba e de vias marginais da Paralela, obras que vão melhorar a mobilidade urbana na cidade, e custarão cerca de R$ 62,7 milhões.
Na última sexta-feira foi assinado contrato no valor de R$ 22,5 milhões para elaboração do projeto básico de engenharia da ponte, que prevê estudos sobre o orçamento do investimento na ponte, a reconfiguração da BA 001, projetos básicos das alternativas selecionadas e anteprojeto de engenharia, relatório que subsidiará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
O contrato assinado para a elaboração do projeto básico teve um deságio de cerca de 15% em relação ao previsto e custará quase a metade da consultoria realizada pela McKinsey & Company e que até agora não apresentou resultados.
Os recursos que o governo do estado comprometeu com a ponte são os seguintes:
· R$ 22,5 milhões para elaboração do projeto básico de engenharia a cargo das empresas Enescil (Brasil), Cowi (Dinamarca) e Maia Melo (Brasil).
· R$ 40 milhões destinados à contratação da consultoria internacional McKinsey & Company para fazer o estudo de viabilidade da ponte
· R$ 7,7 milhões para a realização de estudos das características do solo e subsolo da Baía de Todos os Santos, licitação vencida pela empresa Geofort Fundações.
· R$ 8 milhões referente ao projeto de Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental EIA/Rima.
· R$ 8,2 milhões, referente aos estudos urbanísticos para a construção da ponte Salvador.
Veja também: Ponte Salvador-Itaparica será maior que a Rio-Niterói e terá maior vão do mundo
PONTE SSA-ITAPARICA SERÁ MAIOR QUE A RIO-NITERÓI E TERÁ MAIOR VÃO DO MUNDO
Na assinatura do contrato para elaboração do projeto básico de engenharia da ponte Salvador – Ilha de Itaparica o representante do consórcio vencedor, Catão Ribeiro, disse que o empreendimento será o maior do Brasil e do Hemisfério Sul.
Afirmou que a ponte Salvador-Itaparica será maior que ponte Rio-Niterói, que possui 9 km de extensão sobre o mar e 24 metros de largura.
Segundo ele ponet Salvador-Itaparica será maior e mais larga, com 12 km de extensão sobre a baía e 36 metros de largura. E terá um super vão central, o maior do mundo, caso seja construído de concreto e medindo mais de 520 metros.
Afirmou que a ponte Salvador-Itaparica será maior que ponte Rio-Niterói, que possui 9 km de extensão sobre o mar e 24 metros de largura.
Segundo ele ponet Salvador-Itaparica será maior e mais larga, com 12 km de extensão sobre a baía e 36 metros de largura. E terá um super vão central, o maior do mundo, caso seja construído de concreto e medindo mais de 520 metros.
Fonte:Bahiaeconomica
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