Contratado estudos Urbanísticos para construção da ponte
Foi publicado no Diário Oficial da Bahia desta segunda-feira (24), a
assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o consórcio vencedor da
licitação de estudos urbanísticos do projeto da ponte Salvador – Ilha de
Itaparica, que integra o plano de desenvolvimento da Região Metropolitana de
Salvador, Recôncavo e eixo litorâneo sul. Na licitação que levou em conta as
modalidades técnica e preço, o consórcio ganhador, que é formado pelas empresas
Demacamp, Instituto Polis e Oficina Engenheiros e Consultores Associados,
apresentou o valor de R$ 7,3 milhões, um deságio de 10,9% no valor inicialmente
estimado.
A contratação visa planejar a ocupação e o desenvolvimento urbano na
área diretamente impactada pelo projeto, o que inclui subsídios para o Plano
Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) dos municípios de Itaparica e Vera
Cruz e a elaboração de um PDDU Intermunicipal.
De acordo com o secretário do Planejamento do Estado, José Sergio
Gabrielli, “este estudo é fundamental, pois dados preliminares apontam que nos
próximos 30 anos, com a construção da ponte, a Ilha terá entre 60 e 80 mil
novas residências, o que significa que a população saltará de aproximadamente
60 mil para 360 mil pessoas”, afirma.
O secretário destaca ainda que “os estudos também contemplam soluções
para diminuir o impacto urbano e do tráfego de veículos nas cidades afetadas
pelo projeto, como em Salvador, Jaguaripe, Aratuípe, Nazaré, Muniz Ferreira,
Santo Antônio de Jesus e Castro Alves”, diz.
Os trabalhos que devem ser concluídos em até 240 dias prevê ainda o
cadastramento georreferenciado das propriedades localizadas em áreas urbanas da
Ilha de Itaparica, com intuito de fornecer informações e subsidiar futura
estratégia de cobrança de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Parceria
O titular da pasta do Planejamento destaca que as prefeituras, sobretudo de Itaparica e Vera Cruz, têm um papel fundamental. “O município é o ente federativo responsável pelo planejamento urbano e a contratação dos estudos de planejamento urbano respeita essa competência. As prefeituras coordenarão o trabalho de planejamento no que diz respeito ao seu respectivo município e o Governo do Estado supervisionará todos os estudos e coordenará os serviços que envolvem o conjunto das diversas cidades”, pontua Gabrielli.
O titular da pasta do Planejamento destaca que as prefeituras, sobretudo de Itaparica e Vera Cruz, têm um papel fundamental. “O município é o ente federativo responsável pelo planejamento urbano e a contratação dos estudos de planejamento urbano respeita essa competência. As prefeituras coordenarão o trabalho de planejamento no que diz respeito ao seu respectivo município e o Governo do Estado supervisionará todos os estudos e coordenará os serviços que envolvem o conjunto das diversas cidades”, pontua Gabrielli.
O lançamento do edital para
construção e concessão da ponte está previsto para o quarto trimestre de 2014 e
após iniciadas as obras, estima-se a conclusão entre 48 e 60 meses. O projeto
de construção da ponte, duplicação das rodovias e investimentos em
infraestrutura, que em 2010 demandaria um investimento estimado de R$ 7
bilhões, atualmente está sendo revisto. Entre os motivos estão a redução da
taxa de juros nestes quatro anos e o aprofundamento dos estudos. Mais
informações podem ser obtidas no sitewww.pontesalvadorilhadeitaparica.ba.gov.br
Confira abaixo quais são as empresas que compõem o consórcio para a
elaboração dos estudos urbanísticos do projeto da Ponte Salvador – Itaparica:
Demacamp – Fundada em
1999, a empresa realiza trabalhos na área de Meio Ambiente, Habitação e
Urbanismo. Entre seus principais projetos de meio ambiente estão os planos de
gestão urbana de Campo Grande e Barão Geraldo (em Campinas – SP) e nos projetos
de urbanismo os principais clientes são as prefeituras de Osasco, Vinhedo,
Jaguariúna e Campinas.
Instituto Polis – Fundado em
1987, o Instituto Polis é uma fundação não governamental brasileira que visa
apoiar iniciativas de democratização da gestão pública municipal e a formulação
de políticas públicas inovadoras. É referência mundial no tema de
sustentabilidade nas cidades.
Oficina Engenheiros e Consultores
Associados – empresa de engenharia com foco em Mobilidade Urbana e
Transportes. Foi responsável pela análise funcional do projeto de ligação
metropolitana São Paulo-São Bernardo do Campo de metrô-leves, modelagem da
demanda de transportes para os Jogos Olímpicos de 2016, projeto funcional dos
BRT´s de Belo Horizonte, entre outros.
Projeto
Projeto
Diferente do que muitos acreditam, o debate sobre a construção da ponte
Salvador – Ilha de Itaparica e a necessidade de integração do fluxo de
mercadorias, serviços e pessoas entre Salvador, Recôncavo e a Ilha não é
recente. Já em 1967, o arquiteto Sérgio Bernardes formulara uma proposta dentro
do Plano Diretor do Centro Industrial de Aratu (CIA), que criava um anel
viário, com três tipos de traçados, sendo duas para o trânsito de veículos
pesados, além de uma ponte interligando a capital e a Ilha de Itaparica.
Apesar de algumas obras terem sido executadas, como a BR-324 e a BA-001,
a ponte para atravessar a Baía de Todos-os-Santos (BTS) não havia saído dos
arquivos públicos até o Governo atual decidir alavancar obras estruturantes.
Com aproximadamente 12 quilômetros, a ponte Salvador- Ilha de Itaparica será a
segunda maior da América Latina e ocupará a 23ª posição um ranking mundial de
pontes sobre mar, rio e baía. Longe de ser apenas um desafio de engenharia, a
obra surge como um potencial vetor de crescimento e desenvolvimento
socioeconômico, que beneficiará, especialmente, a Ilha de Itaparica, o sul do
Recôncavo e Baixo Sul.
Segundo Gabrielli, estas regiões foram esquecidas pelo capital privado
durante muitos anos. “O Litoral Norte concentrou mais de 90% dos investimentos
privados relacionados ao turismo no Estado e mais recentemente, com o mercado
imobiliário”, destaca o secretário, que explica ainda que este cenário está
chegando ao limite. “A integração de Salvador com a Ilha de Itaparica reduzirá
em até 200 km o percurso que os veículos fazem na direção Sul/Norte, passando
pela Baía de Todos-os-Santos, o que trará maior dinamismo à economia da região.
Do ponto de vista urbano, isso também cria uma nova alternativa para a expansão
imobiliária e possibilidade de organizar a ocupação, que hoje, infelizmente, é
desordenada”, detalha o secretário.
Esse conjunto de questões e oportunidades caracterizará a intervenção
que o Governo da Bahia pretende fazer com a construção da ponte, que está
inserida num programa de desenvolvimento regional. O objetivo é integrar a
expansão urbana com a intensificação do fluxo comercial, seja de cargas ou
passageiros, viabilizando, portanto, uma redefinição completa dos municípios de
Salvador, Itaparica, Vera Cruz e Jaguaripe, além de impactos na contra costa do
Recôncavo, Baixo Sul, norte do Litoral Sul e parte do Portal do Sertão.
Como efeito positivo, espera-se que a construção da ponte, que não
representa exclusivamente um projeto viário, eleve a competitividade da região,
aumente a atratividade para instalação de novas empresas e indústrias,
fortaleça as atividades das empresas existentes (como o Estaleiro São Roque do
Paraguaçu), alavanque o potencial das cidades do Recôncavo baiano e fomente o
turismo e desenvolvimento imobiliário no litoral sul da Bahia e na Ilha de
Itaparica. Todos estes aspectos proporcionam um aumento de empregos na região,
elevando a renda das famílias e melhorando a qualidade de vida da população.
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