De acordo com o Departamento de
Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a ordem de serviço será
emitida na próxima semana e o consórcio deverá apresentar estudos
intermediários e finais até outubro deste ano. Entre os principais
produtos destacam-se: estudos de alternativas para a ponte e a rodovia
dentro da ilha, anteprojeto de engenharia, relatório que subsidiará o
Estudo de Impacto Ambiental (EIA), orçamento do investimento na ponte e
reconfiguração da BA 001, além dos projetos básicos das alternativas
selecionadas.
Segundo o secretário do Planejamento da
Bahia, José Sergio Gabrielli, diversos estudos serão necessários para a
elaboração do projeto básico. “Destaco as análises de traçado e tráfego
para o dimensionamento da ponte e rodovias do sistema viário, a
elaboração de estudos de navegação na Baia de Todos-os-Santos (BTS) para
avaliar os efeitos do empreendimento, principalmente sobre o porto de
Salvador, bem como orçamentos em versões sintéticas e detalhadas”,
destaca.
O consórcio terá ainda que desenvolver
soluções que permitam a passagem de plataformas e navios para portos e
estaleiros, bem como, integrado aos estudos urbanísticos, elaborar
iniciativas que minimizem o impacto no tráfego de Salvador e otimizem o
fluxo de veículos na Ilha de Itaparica.
De acordo com o representante do
consórcio, Catão Ribeiro, o empreendimento baiano será o maior do Brasil
e do Hemisfério Sul. A título de comparação, Ribeiro explica que “a
ponte Rio-Niterói possui 9 km de extensão sobre o mar e 24 metros de
largura. A nossa será maior e mais larga, com 12 km de extensão sobre a
baía e 36 metros de largura”, projeta.
Ainda projeta-se que o vão central da
ponte Salvador – Ilha de Itaparica será o maior do mundo, caso seja
construído de concreto. “Ele permite pouca manutenção e é mais barato.
Atualmente o maior vão tem 520 metros na Suécia”, aponta Ribeiro.
Como efeito positivo, espera-se que a
construção da ponte, que não representa exclusivamente um projeto
viário, eleve a competitividade da região, aumente a atratividade para
instalação de novas empresas e indústrias, fortaleça as atividades das
empresas existentes (como o Estaleiro São Roque do Paraguaçu), alavanque
o potencial das cidades do Recôncavo baiano e fomente o turismo e
desenvolvimento imobiliário no litoral sul da Bahia e na Ilha de
Itaparica. Todos estes aspectos proporcionam um aumento de empregos na
região, elevando a renda das famílias e melhorando a qualidade de vida
da população.
O lançamento do edital para construção e
concessão da ponte está previsto para o quarto trimestre de 2014 e após
iniciadas as obras, estima-se a conclusão entre 48 e 60 meses. O
projeto de construção da ponte, duplicação das rodovias e investimentos
em infraestrutura, que em 2010 demandaria um investimento estimado de R$
7 bilhões, atualmente está sendo revisto. Entre os motivos estão a
redução da taxa de juros nestes quatro anos e o aprofundamento dos
estudos. Mais informações podem ser obtidas no site
www.pontesalvadorilhadeitaparica.ba.gov.br
O contrato foi assinado pelo secretário
do Planejamento, José Sergio Gabrielli, o superintendente de Transportes
da Secretaria de Infraestrutura, Ivan Barbosa, e o diretor geral do
Derba, Saulo Pontes. Representando o consórcio internacional, assinou
Catão Ribeiro.
Experiência nacional e internacional
O consórcio Enescil, Cowi e Maia Melo
tem vasta experiência na construção de túneis e pontes em todo o mundo.
Entre elas, destacam-se: construção da segunda ponte sobre o canal do
Panamá; ponte suspensa Izmit Bay, na Turquia; túnel imerso Hong Kong –
Zhuhai –Macao; Stonecutters Bridge, em Hong Kong; ponte sobre o Rio
Oiapoque, que liga o Brasil e a Guiana Francesa.
Enescil – fundada em
1970, a empresa é referência nacional em estudos e projetos de
engenharia de pontes, viadutos e túneis. Dentre os 2,2 mil projetos do
seu portfólio, estão a ponte estaiada Octavio Dias Frias em São Paulo e a
ponte sobre o Rio Negro, em Manaus, com 3,6 km de comprimento.
Cowi – Com mais de 80
anos de experiência, a empresa dinamarquesa é referência mundial no
projeto de pontes. Entre suas principais obras está a ponte de Oresund,
que liga Suécia e Dinamarca através da uma combinação de ponte, ilha e
túnel submerso, com cerca de 12 km de extensão total.
Maia Melo – empresa
brasileira com mais de 30 anos de experiência e destaque na área de
engenharia de transportes. Seu portfólio inclui projetos como a ponte
que liga Aracaju a Barra dos Coqueiros e a ponte sobre o Rio Guamá no
Pará
Fonte:Seplan
Nenhum comentário:
Postar um comentário