Pronto Atendimento de Macaúbas tem capacidade para 10 mil pacientes/mês
18ª Unidade de Pronto Atendimento da Bahia é entregue no município de Macaúbas
MATÉRIA: Unidade de Pronto Atendimento é inaugurada em Macaúbas
Moradores de Macaúbas, a 614 quilômetros de Salvador, passam a contar, a partir desta quarta-feira (12), com os serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). A unidade foi inaugurada com a presença do secretário da Saúde, Jorge Solla. A UPA instalada na cidade é de tipo dois, que tem capacidade de atendimento de até 300 pacientes por dia, chegando a 10 mil por mês. O objetivo é desafogar os hospitais da região.
“É bom ter um atendimento mais próximo e de qualidade. Estávamos mesmo precisando de uma unidade como essa, porque qualquer coisinha corríamos para o hospital”, afirmou o funcionário público, Áureo Brandão. Na unidade, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades.
Encaminhamento
De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Solla, as UPAs são responsáveis por estabilizar o quadro clínico dos pacientes, definir um diagnóstico e analisar a necessidade de encaminhá-los ou não a uma unidade hospitalar. “Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24h. Isso dá mais agilidade aos atendimentos e desafoga as unidades hospitalares”.
No total, a Bahia possui 18 Unidades de Pronto-Atendimento 24 horas, sendo 11 tipo um, cinco tipo três e duas tipo dois. Nas unidades são oferecidos serviço de Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário