quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Principais Portos e a Logistica de transportes no Brasil

O Brasil entre as dez principais Economias do mundo, oscilando entre o oitavo e sexto lugar, na dependência do momento do estudo e pesquisa ou por que organização é submetida a apreciação. O país tem que continuar a crescer para poder elevar o seu povo a um melhor patamar, daí precisar com muita urgência, acabando com a burocracia e tantos órgãos de fiscalização e travadores do desenvolvimento que precisam imaginar que se pode conviver com progresso e preservação e sustentabilidade da natureza. Cabe entretanto ao governo como controlador usar mais parcerias público privada para fazer enquadrar vetores como a Educação, a Saúde, a Segurança e a Logística dos Transportes de forma a disponibilizar os recursos para o desenvolver e o crescer.
Meu foco e objetivo do presente comentário é a Logística dos Transportes, com melhores Portos, Aeroportos, Ferrovias, Rodovias , Hidrovias e uma mobilidade urbana condizente com seu próprio desenvolvimento.

Hoje, neste comentário vou afirmar que o Brasil precisa de altos investimentos em seus Portos,principalmente na Bahia.
É do conhecimento de muitos que no ranking dos países emergentes a infraestrutura de logística dos transportes no Brasil é uma das piores do top do mundo econômico.
O Porto de Santos apontado ainda como o maior do país, tem estudos da triplicação de sua capacidade operacional, para fazer face ao sempre crescente movimento e a Bahia serve de exemplo das necessidades prementes de ter de crescer,crescer e construir novos portos.
O Porto de Salvador que obteve recentemente melhorias devido a elevação de seu calado, já foi em épocas passadas apontado como o principal do Atlântico Sul e hoje precisa crescer.ampliando seus berços, áreas de armazenagens e afins,pois é tido como o rabeira dentre os maiores portos do país.

Temos o Porto de Aratu que precisa de intervenções públicas privadas com urgência necessária a dotar a Bahia de condições de não ficar na contra-mão da logística de transportes e o porto do Malhado em Ilhéus que na expressão popular já era e vai ser privatizado conforme declarações da presidente Dilma.

O que nos resta? Investir e construir o Porto Sul, que tem projeto, tem clientela, tem sustentabilidade e preserva a natureza.

Nenhum estado ou nação cresce sem um logística que possa amparar seu setor agrícola exportador de alto nível, suas exportações de minérios e produtos industrializados e a carência de investimentos em Logística empurra a economia para baixo reduzindo o PIB em relação as outras unidades da federação. 

Um pais é grande quando tem uma boa comunicação, uma boa logística de transportes de alto nível, daí dou a seguir alguns exemplos em nosso país e fora dele.

Os portos mudaram muito, hoje além de equipamentos de excelente tecnologia, permite também que em seus entornos se edifiquem de forma diferenciada residencias, escritórios,estabelecimentos de serviços e lazer, com uma boa estrutura em iluminação pública e segurança e com um grande diferencial a limpeza pública.
leia o que está para acontecer no Rio de Janeiro, em sua zona portuária que já vem sendo requalificada:
Rio terá cinco "Trump Towers" na região portuária; com cinco torres com cinquenta andares e que terão uma área construída de 32 mil metros quadrados.

Em Salvador que tanto se fala e comenta da necessidade de requalificação do bairro do Comércio, com alguns intervenções acontecidas,precisa de maior empenho e ação proativa para sair do faz de conta e passar a ser uma zona tão valorizada como é a zona Portuária de Buenos Aires e que já está ficando o Rio de Janeiro.

Será que sou sonhador ou ilusionista? Penso grande é o que importa e sei de que existe a viabilidade positiva de se puder fazer.

Salvo melhor juízo temos no Brasil 41 Portos marítimos e 16 fluviais, afora os que estão em fase de elaboração de estudos, projetos e que estão sofrendo o terrível enfrentamento com os do contras, sejam de que esferas for.

O Brasil dentre seus vários Portos lembramos o de Santos(SP) - Itaguaí (RJ) - Vitoria (ES) Rio de Janeiro (RJ) - Rio Grande(RS) - Suape (PE) - São Francisco do Sul (SC) - Pecém (CE) - Paranaguá (PR) - São Luís (MA) - Aratu (BA) - Salvador (BA) -
Barra do Riacho (ES) - Belém (PA) - Cabedelo (PB) - Forno (RJ)- Manaus (AM) - Antonina (PR) - Angra dos Reis (RJ) - Recife(PE)  e tantos outros como o do Malhado em Ilhéus com obras desativadas há mais de dois anos.

Qual os melhores ou maiores em movimentação não é o foco de meu presente comentário.

Sou a favor do Porto Sul desde que dele se falou,comentou e tenho postado sempre em sua defesa não ligando para os contras.
Será que os contras opositores das melhorias que os 32 municípios da Bahia por onde passa a Ferrovia Oeste/leste vão ganhar não sabem sobre as perspectivas de gerar milhares de empregos e mais impostos que poderão ser aplicados nos mesmos municípios em beneficio de seus habitantes?

Se não sabem...deixem disso manés.

O Porto Sul efetivamente vai trazer o fortalecimento econômico da Bahia nessas regiões e no próprio estado e louve-se as ações de Wagner, Pinheiro,Otto Alencar e outros tantos que sempre defenderam o Complexo Intermodal.

O governo  e a população unidos e as empresas  privadas em parceria vão colocar a Bahia nas grandes rotas logísticas do país e...os ganhos vão acontecer.

A superação dos gargalos logísticos serão atenuados e até resolvidos através dos investimentos em parcerias públicos Privadas (PPPs), pois essas aplicações de recursos trazem mais competitividade.

Estudos produzidos pelo ILOS ( Instituto de Logística e Suply Chain) divulgado nesse ano, mostra o diferencial na comparação do Brasil com outros países emergentes ( Rússia - Índia - China) e os integrantes dos principais como por exemplo Canadá e EUA.
E simplesmente nessa comparação estamos em último lugar em: (Leia com atenção a seguir)
Pavimentação de estradas asfaltadas:
EUA 4,210 milhões de km;
China 1,576 milhões de km;
Índia 1,565 milhões de km;
Rússia 655 mil km;
Canadá 516 mil km
Brasil 212 mil km.

E como estamos de Ferrovias?

A extensão das Ferrovias são:
EUA tem 227 mil km;
Rússia tem 87 mil km;
China tem 77 mil km;
Índia tem 63 mil km
Canadá tem 47 mil km;
.....................................
Brasil tem 29 mil km.

É de bom tom fazer entender que os países escolhidos para as comparações são possuidores de grande território.

E qual o quadro das hidrovias?

O Brasil com um território continental só ganha do Canadá. que só possui 600 quilômetros de hidrovias e o Brasil com tantos rios é insignificante a quantidade explorada com hidrovias e as comparações  estão mensuradas como abaixo:
China com 110 mil km;
Rússia com 102 mil km;
EUA com 41 mil km;
Índia com 15 mil km;
Brasil com 14 mil km.
Será que os contras por só saberem ser contras vão entender um dia o significado progressista do Complexo Intermodal Porto Sul?

Como ilustração dou a seguir os maiores Portos do Mundo, conforme dados consumados em junho de 2012; não sem antes tecer comentário de que já vem acontecendo o crescimento dos países da Ásia nos vários vetores da Economia.

A capacidade de movimentação dos Portos marítimos  é medida em termos de TEU (Twenty-foot equivalent - 20 pés).

Maiores Portos do Mundo (06/2012) a situação pode ser mudada por ser fato muito dinâmico.

01- Xangai (China)
02- Ningbo - zhoushan (China)
03- Cingapura (Cingapura)
04- Rotterdam (Holanda) Único classificado fora do continente asiático, e de uma nação que não passa por crises econômicas.
O porto de Rotterdam de 1962 a 2004 era o maior do mundo.

05- Tianjin (China)
06- Guangzhou (China)
07- Quingdao (China)
08- Quinhuangdao (China)
09- Hong Kong (China)
10- Busan (Coreia do Sul)

A China que vem seguidamente já alguns anos sendo o país que mais cresce no mundo com sua Economia forte, participa com 70% de 100% no vetor maiores portos do mundo.

Será ilusionismo ou sonho que a Bahia terá um crescimento muito grande em sua Economia com a construção do Complexo Intermodal?
A resposta ficará a cargo dos leitores e o futuro certamente será o elemento de prova das afirmações de PensarGrande.

Nenhum comentário: