Pimentel firma parceria em energia solar com franceses Acordo entre Brasil e França vai possibilitar a transferência de tecnologia, permitindo a produção de módulos fotoválticos
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, assinou, na tarde desta terça-feira (11.12), um memorando de entendimento com o governo francês para a transferência de tecnologia da produção de células fotovoltaicas.
A parceria vai permitir ao Brasil produzir módulos fotovoltaicos, que são placas que captam a energia solar e a transformam em energia elétrica. A assinatura ocorreu, no Palácio do Eliseu, sede do governo francês. O ministro está em Paris como integrante da comitiva da presidenta Dilma Rousseff.
O acordo tem validade de dois anos e prevê a verticalização da produção, desde a purificação do silício à produção de células, módulos e sistemas fotovoltaicos. O estudo de viabilidade econômica para a instalação de uma fábrica e de um instituto de pesquisa fotovoltaica deve ser concluído no primeiro trimestre de 2013. Por parte do governo francês, assinaram os ministros da Indústria, Arnaud Montebourg, e do Ensino Superior e Pesquisa, Geneviève Fioraso.
Fonte: MDIC
Nenhum comentário:
Postar um comentário