quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

VALEC E IBAMA ASSEGURAM A DEPUTADOS BAIANOS QUE 2013 É O ANO DA FIOL

Após a emissão da licença para construção do Porto Sul, clima de otimismo marcou a reunião entre a quinta caravana de deputados estaduais e federais da Bahia e representantes da Valec e do Ibama para discutir os rumos das obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol). O encontro aconteceu nessa quarta-feira (12), na sede do Ibama, em Brasília.



A caravana, liderada pela deputada Ivana Bastos, que é presidente da Comissão da Fiol na Assembleia Legislativa, foi recebida pelo presidente do Ibama, Volney Zanardi, e pelo diretor de Planejamento da Valec, Jair Galvão. Estiveram ainda presentes o presidente da Comissão do Porto Sul, deputado Coronel Gilberto Santana, e os deputados Cacá Leão, Zé Raimundo e Herbert Barbosa, além de diversos deputados federais.



Os dois representantes anunciaram que o novo prazo de conclusão da Ferrovia no trecho entre Ilhéus e Caetité (Lotes 1 a 4) é 30 de junho de 2014. Para tanto, os contratos dos lotes 2,3 e 4 já foram repactuados com os consórcios responsáveis pelas obras e, a partir de janeiro de 2013, poderá ser vista a retomada de um volume enorme de obras e empregos nesses canteiros, que vão de Jequié a Caetité, passando por Brumado.



Quanto ao lote 1 (Ilhéus), a Valec e o consórcio liderado pela empresa SPA ainda estão em negociação em razão da ausência de comprovantes de regularidade fiscal e trabalhista. Em relação aos lotes 5 a 7, que vão de Guanambi a Barreiras, as informações também são satisfatórias. O Acordão N° 3301 do Tribunal de Contas da União (TCU) foi derrubado nessa quarta-feira (12) pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, encerrando assim o impedimento para realização de obras nestes trechos (5 a 7), até então vigente.



O Ibama e a Valec anunciaram ainda que a contratação para aquisição dos trilhos da ferrovia acontecerá até 25 de fevereiro de 2013, por meio de pregão; que a contratação para execução do túnel de Jequié acontecerá até o dia 8 de março de 2013; e ainda que o Ibama já emitiu, desde 18 de outubro de 2012 o parecer favorável em relação a variante das cavernas existentes do lote 6, o que possibilita a construção da ferrovia no local.



 Deputada Ivana Bastos.
Fonte:BahiaEconomica

Nenhum comentário: