terça-feira, 15 de março de 2011

Complexo Intermodal e sua grande importância

O imenso potencial produtivo do interior da Bahia, notadamente o Oeste tende a crescer muito mais com o funcionamento da Ferrovia Oeste/Leste e do Porto Sul.
A Ferrovia Oeste/Leste na Bahia com seus 1.116 km de extensão registra os municipios de maior influência como a seguir:
01-Barreiras -02-Correntina -03- Jaborandi -04- Luis Eduardo Magalhães -05- São Desidério -06- Bom Jesus da Lapa -07- Carinhanha -08- Coribe - 09-Guanambi -10- Malhada -11- Palma de Monte Alto -12- Riacho de Santana -13- Santa Maria da Vitoria -14- Santana -15- São Felix do Coribe -16- Serra do Ramalho -17- Aracatu -18- Brumado -19- Caetité -20- Dom Basilio -21- Ibiassucê -22- Ituaçu -23- Lagoa Real -24- Livramento de Nossa Senhora -25- Pindai -26- Rio do Antonio -27- Barra da Estiva - 28-Contendas do Sincorá -19- Iramaia -30- Jequié -31- Manoel Vitorino - 32-Maracás -33- Mirante -34- Tanhaçu -35- Aiquara -36- Aurelino Leal - 37-Barra do Rocha -38- Gongogi -39- Ibirapitanga -40- Ilhéus -41- Ipiau - 41-Itabuna -43- Itacaré -44- Itagi -45- Itagiba -46- Jitaúna -47- Ubaitaba -48- Ubatã e 49- Uruçuca.
Em 2008 foram iniciados os estudos para a definição de traçado e os impacto ambiental e em 2009 a VALEC realizou a concorrência pública para a contratação de empresa de engenharia para elaboração do projeto básico  de infraestrutura e superestrutura ferroviária e de estudos operacionais.
Uma coisa é fato a Bahia precisa da Ferrovia e a Ferrovia depende do Porto,que além dessa união agrega a necessidade de um aeroporto internacional  e de obras que lhe estão atreladas como a Duplicação da Rodovia Ilhéus a Itabuna e a reformulação do Sistema Viário de Ilhéus, inclusive com a construção da Ponte do Centro ao Pontal.

Volto a Ferrovia com a divisão em fases para a sua construção como a seguir detalhadas:
536 km ligará Ilhéus a Caetité e abrange 15 municipios em seu trajeto;
465 km segue de Caetité até Barreiras/São Desidério.

Essas duas primeiras com obras previstas para a conclusão; enquanto o trecho que vai de Barreiras/São Desidério(BA) até Figueirópolis(TO) com 524 km, ainda sem definição, se encontrando em estudos conforme a VALEC.

Em Caetité onde a BAMIN vai explorar a Mina Pedra de Ferro, a Ferrovia Oeste/Leste  terá um ramal de cerca de 20 km que chegará a citada mina.
A fase da Ferrovia que vai de Caetité a Barreiras e São Desidério é de extrema importância para economia do Estado e dos municipios   e os principais municipios são os seguintes:

Luiz eduardo Magalhães
Economia: grãos (soja - milho) pecuária e agroindustrias;
Barreiras
Economia: grãos (soja - algodão - milho), fruticultura - pecuária e comércio;
São Desidério
Economia: grãos (algodão);
Santa Maria da Vitoria
Economia: agricultura e comércio;
Bom Jesus da Lapa
Economia: Turismo;
Caetité
Economia: Mineração (ferro- urânio - manganês- ametista) - pecuária;
Brumado
Economia: Mineração (magnesita - talco - granitos) pecuária e comércio;
Jequié
Economia: agropecuária - comércio - industria e mineração;
Ilhéus
Economia: Comércio - indústria - cacau e comércio;
Itabuna
Economia: Comercio - industria e cacau

Quando a fase que vai de Caetité a Barreiras / São Desidério estiver em funcionamento vai haver uma melhora sensivel na rentabilidade de produzir,pois os custos de produção passarão a ser competitivos com o de outros paises produtores.
A titulo de esclarecimento e previsão paga-se hoje em torno de US$45 para levar uma tonelada de produto para o porto através de rodovias e com a ferrovia esse valor será em torno de US$15 p/tonelada e/ou um terço do valor hoje gasto, isso sem levar em conta seguros e outras despesas diretas e indiretas.

Ora, se o frete reduz o investidor terá mais capital para abertura de novos investimentos com melhoria para todos, principalmente com a criação de vagas de trabalho.
É evidente que a Ferrovia e o Porto juntos e com parceria com o Aeroporto Internacional, farão a integração melhorando as exportações superando os gargalos existentes nos outros portos, barateando a entrada de insumos com os custos de transportes mais baixos do que os pagos por Rodovias com o uso de caminhões.

O presente comentário leva a você que está lendo que  os produtores de grãos tem na Ferrovia Oeste/Leste um grande vetor para o desenvolvimento produtivo, gerando mais renda e mais empregos e dá uma conotação de que ela  tem que ser concluida com a maior brevidade possivel.

Como informação dou abaixo dados  sobre o Porto Sul (Terminal Privado)com texto da BAMIN:

Terminal de Embarque Privativo

Visando garantir a exportação do minério de ferro concentrado, a Bahia Mineração construirá um terminal de embarque privativo na região de Ponta da Tulha em Ilhéus, litoral sul do estado da Bahia.
A retro-área, área própria para armazenamento de cargas, do terminal da Bahia Mineração será dividida em duas partes: a área de processo e a área de infra-estrutura.
A área de processo é formada pelas instalações de recebimento do minério de ferro e pelas pilhas de estoque do mesmo. Este minério será levado para o píer de embarque off-shore através de uma esteira de transporte totalmente coberta, evitando a suspensão de pó de minério de ferro, mesmo sem este apresentar riscos ao meio ambiente.
Já a área de infra-estrutura abrigará as instalações de serviços e utilidades, englobando a torre de controle e operação, as subestações de energia elétrica, bem como os prédios administrativos da portaria, administração, alfândega, arquivo, posto de abastecimento, oficina, vestiários, refeitórios e posto médico.
O píer de embarque off-shore será construído a 2,3 km da praia devido à necessidade dos navios que transportam minério de ferro só poderem atracar em locais com uma profundidade superior a 18 metros.





Nenhum comentário: