.Depois de ser apontada pelos editores do jornal New York Times como um dos 31 lugares do mundo para se visitar em 2010, a Bahia volta a ser destaque no jornal. Desta vez, a lista dos melhores destinos para se visitar neste ano está sendo feita pelos leitores do jornal, que colocam a Bahia na 11ª posição do ranking, entre mais de 1.500 localidades, inclusive à frente de São Francisco e Los Angeles, nos EUA, África do Sul, além de Copenhagen, na Dinamarca, e Bali, na Indonésia.A lista está no endereço www.nytimes.com/interactive/travel/2010-places-to-go.html. Os leitores cadastrados no site do jornal apontam qualquer lugar do mundo e relatam as suas impressões, lembranças, enviam fotos e dão dicas de roteiros.
Os turistas que recomendaram a Bahia citam a culinária - repleta de pratos feitos com dendê, o Museu Afro-Brasileiro - no Pelourinho, o povo baiano, a música e as praias. Além de Salvador, os leitores do New York Times destacam a Chapada Diamantina, Morro de São Paulo e Itacaré.
Segundo o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, o reconhecimento internacional é fruto do trabalho de divulgação e promoção do destino Bahia nos Estados Unidos e em todo o mundo. Em 2009, a Coordenação de Turismo Étnico e a Diretoria de Relações Internacionais da Bahiatursa participaram de diversas ações promocionais nos Estados Unidos.
No ano passado, os turistas estrangeiros deixaram R$ 779 milhões na Bahia, o que corresponde a 15,4% da receita total, que foi de R$ 5,07 bilhões. De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2008, 514 mil estrangeiros desembarcaram na Bahia, o que representa uma participação de 5,7% do fluxo global.
Os Estados Unidos são o país líder no ranking de turistas internacionais para a Bahia, enviando 63 mil americanos, seguido da França, com 56 mil, Itália, 51 mil, e Portugal, com 50 mil turistas enviados, segundo dados da Fipe.
===========================================================================================================================
Licenciamento ambiental pode ser dado por 25 municípios baianos
Os municípios de Una, Bonito, Luís Eduardo Magalhães, Jiquiriçá, Camaçari, Juazeiro, Candeias, Mucuri, Caravelas e Prado passam a partir desta sexta-feira (5) a ter competência para realizar o licenciamento ambiental de impacto local. A resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) já foi publicada no Diário Oficial. A iniciativa faz parte do programa Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que quer descentralizar a gestão pública ambiental.
O programa alcançou a meta de tornar mais de 100 municípios autônomos em gestão ambiental, sendo que 25 já estão licenciando. O GAC pretende fortalecer os órgãos municipais e agilizar os processos de licenciamento com segurança técnica e jurídica, porque mais de 70% dos processos encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) são de impacto local e não ultrapassam os limites territoriais do município.
O GAC está dividido em três níveis de licenciamento, que depende do porte dos empreendimentos e atividades, da complexidade ambiental, das características do ecossistema e da capacidade de suporte dos recursos ambientais envolvidos. Para ter legitimidade, o município deve possuir legislação ambiental, ter um órgão responsável pelo tema, possuir Conselho Municipal de Meio Ambiente e, quando obrigatório, implementar seu plano diretor.
“O programa representa um passo decisivo para que sejam compartilhadas competências estaduais e municipais”, avaliou o secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos. Ele disse que o Gestão Ambiental Compartilhada tem promovido um avanço do setor no estado. “Os gestores municipais têm uma nova compreensão e acompanham de perto suas questões ambientais”, destacou.
Desafio
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Bonito, Pedro Barberino, a descentralização da gestão ambiental facilita na tomada de decisões compatíveis ao município, além de dinamizar os processos.
Já a secretária de Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães, Fernanda Aguiar, afirmou que a confirmação do nível três de licenciamento trouxe segurança jurídica para o município. Ela explicou que a prefeitura vai estar apta não só para licenciar, mas, sobretudo, fiscalizar.
Texto AGECOM
==============================================================
==============================================================
O Futebol na Bahia.
O atual campeonato baiano de futebol disputado por doze equipes, com a participação dos municipios de Feira de Santana( Feirense - Fluminense e Bahia de Feira) Salvador (com Vitoria e Bahia), Ilhéus( representada pelo Colo Colo), Itabuna( com a equipe do mesmo nome),Vitoria da Conquista( equipe do mesmo nome),Madre de Deus ( Madre de Deus) Senhor do Bomfim (Ipitanga), Camaçari( Camaçari) e Alagoinhas (Atlético) não apresenta um bom indice técnico e por questões de calendário não se pode desejar nada melhor,pois os clubes praticamente tem compromissos em três dos doze meses do ano.
Como pode cidades como Porto Seguro, Jequié, Juazeiro e Barreiras, ( importantes cidades de agro negócios como Barreiras - Luis Eduardo e São Desidério)não possuam um representante no campeonato baiano?
Entendo que há uma grande necessidade de que os estados de Alagoas, Bahia,Pernambuco, Paraiba, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe, se unam e partam para um pleito sério que é a volta da disputa do nordestão com patrocinio da CBF e de empresas privadas para a que força volte ao futebol desta região.
É importante que todos esses municipios recebam apoio financeiro de órgãos do governo( estadual e federal) juntamente com de empresas privadas para que realizem obras de revitalização, ampliação de seus estádios, pois é fundamental para o crescimento do esporte que haja equipamentos pertinentes ao seu desenvolvimento para que sua prática atraia o publico pagante como forma de lazer e alegria.
==============================================================
==============================================================
==============================================================
Pedido de Licença de Localização
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero, CNPJ 00.352.294/0001-10, torna público que está requerendo ao instituto de Meio Ambientes - IMA a Licença de Localização -LL para a construção do novo Aeroporto de Ilhéus, em Ilhéus-Ba, localizado no km 13 da Rodovia BA 001 - Rodovia Ilhéus a Itacaré
Mauro Cauvill
Superintendente de Meio Ambiente
Senhores travadores do progresso não adianta lutar contra o óbvio, vocês inimigos da cidade de Ilhéus, contra a verdade não existe argumentos...o desenvolvimento vem aí, com apoio de todos segmentos da sociedade, dos órgãos governamentais, pois o tempo é de caminhar...para frente se sabendo onde chegar, com uma economia forte, gerando empregos, educação, saúde,lazer, tudo que uma região precisa para a felicidade de seu povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário