sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Noticias

Governo e sindicalistas debatem desenvolvimento do Estado

O sucesso das políticas econômicas e sociais do governo federal e estadual foram debatidas, nesta quinta-feira (4), pelo secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, personalidades políticas e lideranças sindicais durante a abertura do Colegiado 2010 do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto (Sindae), em Salvador.
Ao lado dos secretários Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano) e Juliano Matos (Meio Ambiente), Pinheiro falou da crise econômica mundial de 2009, que obrigou o Estado a realizar, na prática, uma reforma tributária. “A crise forçou o governo a buscar novas saídas para manter a circulação financeira e garantir o bem estar social. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) possibilitou ao trabalhador comprar tijolo, cimento, geladeira, televisão e até carro sem prejudicar os investimentos do Estado nas áreas sociais como saúde e educação”, destacou.
Segundo o secretário, a redução tributária aliada a programas sociais como o Bolsa Família, ao aumento do salário mínimo e ao investimento na agricultura e em grandes projetos foram soluções simples que fizeram da crise uma marola. “A Bahia e o Brasil mostraram que o que movimenta a economia é o dinheiro circulando. O aumento do consumo pessoal com higiene, vestuário e alimentação é responsável pelo crescimento do varejo no Estado. Na mesma medida, grandes projetos como a Ferrovia Oeste-Leste, as novas rodovias e o Porto Sul vão atrair empresas e perenizar a atividade econômica de forma descentralizada e diversificada. Dessa forma, o dinheiro circula e permite a geração de emprego, a ascensão de classe e o desenvolvimento da economia”, afirmou.
Os secretários de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente lembraram, ainda, a importância da participação do Sindae na elaboração do programa de governo de Jaques Wagner, especialmente no que diz respeito às políticas públicas de interesse social, como o programa Água para Todos, e da adesão, por parte do sindicato, às questões ambientais em suas discussões. O debate do Colegiado 2010 segue até sábado (6), no Grande Hotel da Barra, abordando questões como sustentabilidade, saneamento, saúde do trabalhador, movimento sindical e campanha salarial.
==============================================================
==============================================================
==============================================================
Compra dos Caças e transferência de tecnologias
Jobim( Ministro da Defesa) nega que o governo tenha optado por caça francês e o Senado decidiu convocar o Ministro da Defesa para que ele confirme ou não se o governo já escolheu o Rafale,pois o negócio envolve duas outras gigantes do ramo a americana (EUA) Boeing e a sueca Saab.
Espero que o melhor seja decidido para o Brasil.




Nenhum comentário: