Estruturas a serem instaladas no calçadão da orla serão usadas por bares e restaurantes, em substituição às antigas barracas de praia. De madeira e alvenaria, os quiosques terão espaços de até 100m² e ligações de água e esgoto. Eles finalmente estão chegando. Depois de quatro verões sem infraestrutura para atender os frequentadores das praias, a próxima alta estação de Salvador já deve contar com os novos quiosques que vão “substituir” as antigas barracas de praia, demolidas por determinação da Justiça. Serão construídas 120 estruturas ao longo de toda a Orla Atlântica – de Tubarão até Stella Maris – e das ilhas.
"Os quiosques terão três tamanhos - 30m², 50m² e 100m² -, com estrutura de madeira e alvenaria. A construção deles depende do tamanho e da necessidade de cada localização", explica o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), Guilherme Bellintani.
Construídos nos calçadões, os quiosques terão ligação de água e esgoto. “Elas (barracas) não podem ficar sobre a areia. Então, eles (empresas licitadas) vão se adequar e substituir as antigas barracas”, diz o secretário, citando a legislação, que proíbe construções em áreas de marinha. Além disso, as barracas vão ter mesas e cadeiras e vão poder funcionar como restaurantes, já que serão implantados na calçada. “Vão ter cozinha, estarão prontos para ter preparo de alimentos, diferente de um quiosque de coco ou acarajé, por exemplo”, completa.
As obras devem começar no mês que vem e a previsão é que estejam prontas já no próximo Verão. A etapa seguinte da licitação é a assinatura do contrato e a notificação das empresas escolhidas para o início das obras. Três empresas baianas foram selecionadas para administrar 6 lotes da orla, com 20 quiosques, cada,conforme já publicado pelo Bahia Econômica. A concessão vale por 15 anos. De acordo com a publicação do Diário Oficial, que divulgou os vencedores do processo licitatório, a concessão é para construção, exploração e manutenção dos quiosques.
As barracas desse projeto já fazem parte da requalificação de trechos da orla que estão em construção ou que já estão sendo encaminhadas pela prefeitura. Na Barra, que já tem boa parte da obra de requalificação pronta, por exemplo, serão cinco quiosques: dois em frente ao Forte de Santa Maria, dois na parte baixa do Farol e outro onde funcionava um posto de gasolina, desativado após as obras.
Em outros trechos da cidade, os quiosques podem ir além de um suporte para os visitantes das praias. Em Tubarão, por exemplo, os equipamentos serão integrados à praça que está sendo construída. Além da estrutura para alimentação, todos os quiosques vão ter banheiros públicos - que vão poder ser usados não apenas por clientes dos quiosques. A Sedes não soube informar a quantidade de quiosques por trecho. (Correio)
Fonte:Bahiaeconômica
Nenhum comentário:
Postar um comentário