sábado, 12 de março de 2011

A Bahia de hoje, do amanhã e daí em diante

Continuação:
Em b.03.2 - Porto Sul

Comentei sobre os seis sítios analisados para a escolha do local do Porto Sul e continuando o trabalho vou focar os três restantes, quais sejam: Ponta do Ramo - Serra Grande e Campinho (Marau).
Leia com atenção e observe os prós e contra para que haja um melhor e mais justo entendimento e não faça juízo indevido.
Ponta do Ramo
Inserido na APA Lagoa Encantada e bacia do Rio Almada. Presença de remanescentes florestais;
Boas condições de acessibilidade rodo-ferroviário;
Grande disponibilidades de terras planas para expansão retro-portuária;
Boas condições batimétricas para a Implantação de um Terminal "OF Shore".

Serra Grande
Inserido na APA Itacaré / Serra Grande e na zona de Amortecimento do Parque Estadual Conduru, recorde de biodiversidade da Mata Atlântica, apresentando 450 espécies lenhosas por ha;
Conflito de uso potencialmente disponível para expansão retro-portuária com empreendimentos do setor turístico

Campinho (Marau)
Área prioritária para conservação da biodiversidade inserida na APA - Baía de Camamu;
Alto comprometimento das áreas úmidas para construção da Infraestrutura de acesso bem como retroporto.

Analisado todos os seis sítios os três selecionados foram os  a seguir relacionados com as seguintes médias:
Ponta do Ramo (4,11) - Aritaguá (3,63) e Porto do Malhado 3,28.
As notas foram atribuídas até o máximo de cinco para cada quesito, os quais dou abaixo para um melhor entendimento:
Localização portuária ( considerado obras, custos, condições naturais, assoreamento/ Drenagem e Dragagem)
Acessibilidade ( considerada aos sistemas rodoviário,ferroviário e dutoviário existentes e ou a construir e as condições disponiveis como elementos facilitadores ao grande empreendimento)
Meio Ambiente ( levando em conta comprometimento de áreas úmidas, retiradas de vegetação nativa, interferência/ecossistema marinho, reflexo sobre a gestão ambiental e reduzido comprometimento Biosocial)

Dentre os três sítios selecionados entre os seis participantes das análises e estudos, as notas atribuídas foram as seguintes por item (lembre que a nota máxima foi cinco(5))

Aritaguá (média 3,63)
Localização Portuária (3,67)  - Acessibilidade (4,33) Retroária (4,00) Meio Ambiente ( 2,50)

Porto do Malhado ( média 3,28)
Localização Portuária (4,33) - Acessibilidade (2,67) - Retroária (2,60) Meio Ambiente (3,50)
ET: a nota para localização se deveu ser o de menor custo por já existir um porto em atividade; entretanto na média final ficou em último dos três selecionados em razão dos outros itens estudados.

Ponta do Ramo ( média 4,11)
Localização Portuária ( 3,67 ) - Acessibilidade (5,00 ) Retroárea ( 4,60) - Meio Ambiente (3,17)
É bom que se afirme que foram levados em consideração que o novo Porto estivesse em observância a determinados parâmetros tais como:
Linha Costeira Preservada com Atracação a 3 KM de Distância da Praia;
Formação de Cinturões – Verdes com Espécies Nativas;
Projetos de Expansão da Área Retro-Portuária orientados no Sentido Leste-Oeste Acompanhando Ferrovia;
Tratamento Integral de Resíduos com Alta Tecnologia;  Busca de Complementaridade entre Plantas Industriais para permitir Reutilização de Recursos como a reciclagem de Água e Bentonita do Mineroduto da BML.
Continua.....

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