Parte 03/03.A
Ilhéus/Itabuna
Preliminarmente:
É evidente de que antes de começar a escrever sobre Ilhéus e Itabuna, de forma separada, vou focar assuntos de interesses de uma abrangência bem maior, que envolve os dois maiores municípios da região e que beneficia aos demais inseridos nessa área geográfica.
A titulo de elucidação e esclarecimento o Terminal Pesqueiro, locado na baía do Pontal, próximo a foz do Rio Cachoeira, vai beneficiar nove municípios do baixo sul e o litoral sul com Maraú e Itacaré.
A ZPE com sede em Ilhéus vai trazer também enormes benefícios a região e acredito que entre as muitas intervenções a de maior peso(para as duas cidades) será sem dúvida a duplicação da Rodovia Ilhéus a Itabuna, que teve anunciada suas obras em Ilhéus pelo governador Wagner quando do lançamento do edital de licitação da Ferrovia Oeste/Leste,(da maior importância para a Bahia como um todo) que em seus 14 lotes, é considerada juntamente com o Porto Sul e o novo aeroporto internacional, integrantes do Complexo intermodal como o fator preponderante para a redenção econômica da região.
Lembro bem que foi dito de que a rodovia, considerada como duplicação de Ilhéus a Itabuna, seguirá a BR-415, pela margem direita do Rio Cachoeira e que seu inicio deverá ser na região do Serrado.
Esse projeto que terá 23,3 km de extensão e que prevê a criação de uma via exclusiva para o transporte de carga, de acordo com o DNIT, terá sua duplicação do Banco da Vitoria até o posto Basetur, nesse trecho com 16 km, com um semi-anel ao Sudeste de Itabuna e uma nova via, fora da zona urbana, que vai até a BR-101 e daí até Ferradas, a Br - 415 volta a ser duplicada em 7,3 km.
Os investimentos oriundos do PAC giram em torno de R$150 milhões.
É de bom alvitre afirmar que o deputado federal pelo PT/BA, sr Geraldo Simões, defendeu recentemente em pronunciamento no Congresso Nacional a agilização do inicio de duplicação dessa rodovia e citou ainda que a bancada baiana na Câmara de Deputados destinou R$50 milhões no orçamento de 2010 paraa obra, que está inclusa no PAC.
Outras medidas vão ser tomadas e com a somatória das importantes realizações na região, como o Gasoduto, ZPE e Complexo Intermodal, aumentará consideravelmente o interesse de empresários na região, que já estão se fazendo sentir, como por exemplo os investimentos com o Carrefour já inaugurado, com o Makro em fase de construção, afora a aplicação de recursos públicos como o IFET e com os projetos Minha Casa, Minha Vida, em fase preparatória para sua execução.
Se juntarmos tudo isso as atividades da UESC e futuramente outros empreendimentos como possivelmente a Universidade Federal, justifica plenamente se começar a pensar em uma Região Metropolitana ou Área Metropolitana.
E o que vem a ser Área Metropolitana? É um grande centro de população, que poderá ser de uma, duas ou mais cidades de porte e toda sua zona de influência ou abrangência, independentes em seus governos, mas que seus limites físicos se confundem na busca do crescimento, desenvolvimento em uma integração entre si, tanto na economia, na cultura, na politica, na vida social, enfim: um vetor para o crescimento.
É evidente que pela importância e tamanho das principais cidades da região que são Ilhéus e Itabuna, os limites entre as cidades devem continuar respeitados e visíveis, mas, a união em pleitear, solicitar os benefícios para a população da região deva ter um trabalho integrado, sem cobiças, ciumes, vaidades e arrogância.
Se uma das cidades fosse bem maior do que as outras, o processo seria mais fácil, como é o caso de Salvador, principal e a grande metrópole da RMS.
Continua...em Ilhéus/Itabuna 03/03A2.
PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO POR ESTE BLOG, É ÓTIMO, MUITO BOM MESMO!. MAS ESSE ASSUNTO DE REGIÃO METROPOLITANA RENDE UMA BOA CONVERSA. NESSA ESTERIA PERGUNTO-LHE: QUEM DEVE SER A CIDADE SÉDE, ITABUNA OU ILHÉUS? E PORQUE?
ResponderExcluirSE POSSÍVEL EMITA SUA OPINIÃO.