segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mobilidade urbana de Salvador. VLT e/ou BRT independe qual seja, é preciso

Parte 02/02

Ação rápida, decisão urgente e inicio imediato das obras. Nada vale lero - lero ou lenga- lenga...é preciso atitude.
Projeto de Requalificação da Estação da Lapa, a principal de Salvador, com movimento mensal estimado em mais de 460 mil pessoas.
Em 2006 (veja quanto tempo) o CREA entrou com ação contra a Prefeitura de Salvador, por conta do estado de má conservação e até de abandono da Estação da Lapa, pelos riscos que a população corria...
O Problema mais drástico é sem dúvidas o estado deplorável da plataforma existente no subsolo, que precisa ser retirada uma das plataformas superiores, o que arquitetonicamente permitirá iluminação e ventilação desse subsolo vergonhoso.
Em 2009 foi elaborado pelo SEDHAM o pré-projeto que apresenta nos equipamentos como passarela, centro cultural, praça com arborização, estruturas metálicas e lojas para o atendimento aos desejos e necessidades da população e para tanto há uma verba de R$26,4 milhões do PAC 2.
O Orçamento não foi concluído, nem há previsão da licitação em decorrência de depender do modelo da mobilidade urbana a ser adotada para Salvador e a consequente integração dessa Estação com o Sistema Viário da Cidade.
É de bom tom afirmar que a conversa ainda não definida está entre BRT e ou VLT.
O novo leiaute da Estação, com praça para os usuários do Metrô, elevadores, escadas rolantes e fixas estão inseridos no projeto que poderá inclusive sofrer alterações caso o modelo implantado seja o BRT, pois em assim sendo as plataformas do subsolo seriam necessárias e para sua melhoria e funcionamento condizente, teria que ser analisado a iluminação e ventilação desse setor.
Diga-se a bem da verdade hoje o ambiente é insalubre, ultrapassado,nojento, inseguro e que faz até medo aos usuários principalmente durante o turno noturno.
Em 12 de maio próximo está prevista e agendada uma audiência pública, quando a Promotoria de Justiça da Cidadania do MP-Ba, dará a conclusão o que levará a elaboração do Orçamento final e a tomada do conhecimento sobre as empresas interessadas em uma parceria publico privada (PPP).
E como é do conhecimento de todos que há prazos estabelecidos pela FIFA visando a Copa de 2014, é mister que se afirme: é preciso ação rápida e ágil e de uma vez por todas isso não é uma novela barata, é a saúde, tranquilidade, segurança e conforto do povo.

Nenhum comentário: