A BAMIN já recebeu a licença ambiental para a exploração de Mina em Caetité,com produção a se iniciar em 2013 e integrando esse processo obtém anuência prévia ao terminal portuário da Ponta da Tulha.
A BAMIN em sua relação com a comunidade deu apoio aos esportes como a Corrida Temática da Costa do Cacau, patrocinou o Colo-Colo clube de futebol que disputa o campeonato baiano e em se tratando de projetos, cursos e oficina esteve presente em projeto forma artesãs na Ponta da Tulha, projeto transformar que oferece orientação e sementes para os produtores aumentarem sua produtividade,,curso formando técnicos em manutenção de computadores, curso que ensina a preparar comida de boteco (Vila Juerana), participa do circuito do lixo com projeto em parceria com a Bainema Engenharia e Prefeitura de Caetité e também em Pindaí, programa de qualificação de fornecedores (PQF) visando empresários de pequeno e médio porte em eventos ocorridos em Brumado - Guanambi e Caetité, cujo projeto terá duração até Novembro de 2011( módulos previstos tratando da qualidade, gestão empresarial, segurança, saúde, responsabilidade social e meio ambiente).
Como se observa a empresa tem procurado interagir com a população trabalhando em busca da melhoria das condições de vida o que demonstra o seu interesse pelo social. Muitas outras ações relevantes foram trabalhadas em parceria com a população.
Quanto ao Porto Sul leia abaixo esclarecimentos da SEPLAN:
O que é o Porto Sul Bahia?
O Porto Sul Bahia será o mais novo sistema portuário do Brasil, dentro de uma concepção avançada e integrada e em sintonia com o que de mais moderno existe no mundo, tanto do ponto de vista de logística e engenharia quanto de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Todo o projeto do porto se insere dentro de um complexo logístico produtivo integrado que envolve a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, uma área industrial nas imediações da BR-101, uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e o Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene).
Tudo isto formará um grande polo gerador de riquezas e desenvolvimento para toda a Bahia.
Neste contexto, o novo porto deverá servir como ponto privilegiado de entrada e saída de mercadorias. Trata-se de um porto de grande calado, que permite a atracação de navios de alta capacidade de carga e que vai operar no sistema offshore, ou seja, as operações de carga e descarga ocorrerão a cerca de três quilômetros da costa, de forma segura e com o mínimo de impacto visual e ambiental.
O Porto Sul estará integrado a um grande hub (anel) logístico e para sua implantação já foram desapropriadas pelo governo uma área de 1.771 hectares na Ponta da Tulha, ao norte de Ilhéus, onde serão implantadas as áreas de apoio ao porto e ao novo aeroporto. É importante frisar que nenhuma atividade industrial será realizada próximo ao litoral.
Quem fará a gestão do empreendimento?
Todo o projeto tem gestão pública e privada compartilhada – Estado da Bahia, União e a Bahia Mineração (Bamin). Neste contexto, o novo porto deverá servir como ponto privilegiado de entrada e saída de mercadorias, conectando a Bahia, especialmente, ao Brasil Central e ao mundo.
Quando tiver mais noticias voltarei ao assunto.
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