quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ministério dos Transportes informa:

Governo lança obras de ferrovia que cruzará a Bahia



O governo federal lançou, na sexta-feira (10/12), as obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste Fiol. O novo eixo de transporte interligará o novo porto de Ilhéus à Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis (TO), cortando as regiões mineradora e produtora de grãos da Bahia. As obras serão iniciadas, primeiramente, no trecho que vai de Ilhéus a Caetité, dividido em quatro lotes, já com licenciamento ambiental.


Com extensão total de 1.526 quilômetros, a nova ferrovia, quando concluída, irá se interligar com a Ferrovia Norte-Sul, ao custo total de R$ 7,25 bilhões. O trecho até Barreiras tem cerca de mil quilômetros e o governo tem como meta concluir essa etapa de obras até o final de 2013. Somente na Bahia, a Oeste-Leste passará por 49 cidades.


A Ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da região Oeste desse Estado, com previsão de produzir 6,7 milhões de toneladas de insumos diversos, em 2015. Já em 2012, também nas projeções do governo federal, a extração de minério de ferro, será quatro vezes maior, na região. A nova ferrovia pode gerar cerca de 15 mil empregos diretos e de 50 mil indiretos.

Os setores mais diretamente beneficiados serão os de mineração e produção de grãos, que passarão a contar com uma estrutura de transporte eficiente, mais rápida e de custo mais barato.

Em agosto de 2010, a Valec empresa pública que detém a concessão da Fiol - realizou concorrência que definiu as empresas que vão construir o trecho Ilhéus-Barreiras, de um total de 1.023 quilômetros, divididos em sete lotes. Somente com a construção desse trecho, o governo já garantiu contratação do correspondente a R$ 4,2 bilhões, valor que não inclui a compra de trilhos, custos de desapropriação, supervisão e outros estudos e projetos.


Ministério dos Transportes
Assessoria de Comunicação
Fones: (61) 2029-7038/7039








Nenhum comentário: