domingo, 11 de julho de 2010

Wagner na África do Sul e suas intenções e minha opinião

Temos noticias de que:
Com a noticia do Morumbi vetado para a Copa de 2014 e com São Paulo até o momento não tendo um estádio para substituir o Morumbi, o governador Wagner está pleiteando que o jogo de abertura seja na nova Arena da Fonte Nova;
O BNDES emprestará ao Estado da Bahia R$400 milhões destinado a construção da nova Fonte Nova, tendo inclusive recentemente o Estado atendido ao BNDES com a remessa de documentação para a consumação do contrato; entretanto por prudência o governador que já tratou do assunto pessoalmente com Luciano Coutinho presidente da instituição financeira ficou de tratar do assunto pessoalmente com o presidente LULA, pois os Ministérios Públicos Estadual e Federal querem impedir a construção do novo estádio, alegando irregularidades no modelo de parceria público privada(PPP).
É de bom tom afirmar que o anel inferior da velha Fonte Nova, o Ginásio Antonio Balbino e parte do Parque aquático já foram demolidos e que a implosão do anel superior acontecerá no inicio de Agosto, mesmo ainda estando dependendo de licença da Prefeitura de Salvador e do Exercito Brasileiro, haja vista a necessidade de utilização de explosivos;
Para aqueles que argumentam pela reconstrução da Fonte Nova, é uma situação impossível, haja vista que o anel inferior já demolido e todo o anel superior teria que ser refeito pela erosão, oxidação das ferragens, falta de dispositivos de seguranças, de sanitários e também da falta de confiança pelo acidente com mortes em 2007, quando ocorreu a queda de um pequeno pedaço de um degrau de arquibancada.
Aconteça o que acontecer, valeu governador por seu desdobrado empenho em servir a Bahia e ao seu povo.
Em minha opinião é muito difícil que a Bahia venha a ser a sede determinada para a abertura dos jogos da Copa de 2014,pois o Sudeste e Sul entrarão na luta para não permitir que tal aconteça, ainda mais em se tratando de um estado nordestino. Entretanto, se escolhida Salvador ampliará suas possibilidades em auferir investimentos públicos privados nos vários setores tais como na Saúde, em Turismo( hotelaria), no Sistema Viário,Portuário e Aeroviário, além de ser um elemento alavanca dor para a construção da necessária Ponte de Salvador a Itaparica, agora e já.
É verdade que brevemente ocorrerá a licitação do BRT - Bus Rapid Transit, que será o principal vetor da mobilidade em Salvador, por ser de mais baixo custo, em torno de R$15 milhões por quilometro; muito embora pelo desenvolvimento de nossa capital, não possa ser dispensada a construção de todo o projeto inicial do Metrô, principalmente o trecho que vai da hoje Rótula do Abacaxi a Pirajá, onde já existe trechos edificados dos caminhos suspensos.
E tem mais, não se pode como eixo estruturante do Sistema Viário da cidade prescindir da construção de novas avenidas e ampliações das já existentes.
E tem mais ainda, é bom lembrar a necessidade da construção de uma linha férrea ligando Camaçari ao Porto de Aratu; uma linha férrea ligando Pirajá a Paripe e melhorias dai a Estação da Calçada, inclusive com a construção de outra Ponte Ferroviária.
É urgente que todos os órgãos competentes estudem e já o assunto para que se busquem os recursos para que os investimentos se realizem.
O tempo passa...e temos unidos, fazer os projetos saírem do papel.

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