domingo, 8 de novembro de 2009

Comentário, noticias, questionamentos e indagações...
Estádio de Pituaçu seu entorno.O projeto original do estádio de Pituaçu já constava intervenções no sistema viário (nas Avs. Paralela, Pinto de Aguiar e CAB)com a construção de passarela sem parâmetro no país, com seis metros de largura,quase o triplo das convencionais e dispondo para uso preferencial de três elevadores para portadores de deficiência fisica; do aumento da largura de parte da A v.Pinto de Aguiar, no trecho do Viaduto Dona Canô até o Posto Shell, logo após as dependências da UCSAL. A passarela tem duas vias de acesso partindo uma do CAB da AV 1 e a situada na Avenida S. Rafael.
É verdade que a licitação de outubro deste ano e que agora já se tem o resultado, deveria ter saído a época em que se construía o estádio de Pituaçu; entretanto muitas ocorrência inclusive a Crise Internacional foram elementos de dificuldade para a concretização imediata como queria o governo da Bahia.
Hoje conforme noticia do Jornal A Tarde foi noticiado a empresa ganhadora da licitação a Construtora NM Ltda, com os seguintes preços para os respectivos serviços:
Passarela(sem similar no país) R$10,6 milhões; Marginais da Av.Paralela R$1,1 milhão; duplicação em si R$958 mil;iluminação da Av.Pinto de Aguiar R$379 mil; atividades preliminares R$327 mil; acesso especial R$243 mil, e o saldo com serviços restantes, com total de R$13.879.999.
Com a aplicação do montante acima e os investimentos já realizados com a construção do estádio de Pituaçu na ordem de R$27 milhões, Placar Eletrônico o 2º maior do país e cadeiras no valor de R$5 milhões, mais o Estacionamento atrás dos vestiários, cobertura da ala norte das arequibancadas e instalações para a Policia Militar com investimentos em R$6,5 milhões, e outras açõee, o investimento global ficará na ordem de R$55 milhões.
É do conhecimento público que o trecho da BA-001 que liga a BA 030 ao município de Itacaré com 13,5 Km,com investimento de 37,3 milhões, sendo R$13,5 milhões só na ponte de 320 metros mudou completamente a região em questão de mobilidade, que trouxe mais turistas e gerou mais empregos e renda.
A abordagem sobre a importante estrada e ponte tem como objetivo uma comparação e um indagação: se uma ponte de 320 metros para tráfego pesado teve um custo de R$13,5 milhões, uma passarela com investimento de R$10,6 milhões, demonstra a grandiosidade dessa obra e devido a isso é necessário maiores informações sobre o assunto(dimensão, tipo de estrutura, se haverá cobertura ou não como nas convencionais e etc)para que desde já o governo salvaguarde seus direitos, pois os adversários sempre estão aí para transformar mentiras em pseudas verdades.
Um questionamento:A passarela já está inserida nos planos e projetos de mobilidade de Salvador que terá como eixo principal ou espinha dorsal a Avenida Paralela, que inclusive poderá ter pistas exclusivas para transportes de massa?
As obras que serão realizadas em decorrência do julgamento da licitação acima poderão de alguma forma atrapalhar o projeto do Parque Aquático no que concerne a sua locação?
E o Mega Ginásio de Esportes de quadra quando será estudado, analisado, projetado e construído para redenção desses esportes na Bahia?
São respostas que o povo que saber.

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