quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Secopa participa do Fórum “Projetando o Brasil 2014-2016

A Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) participou hoje (11/11) do Fórum “Projetando o Brasil 2014 - 2016”, realizado pelo Sindicato de Arquitetura e de Engenharia (Sinaenco) e o Portal 2014, no Hotel Catussaba, em Salvador.
A abertura do evento foi feita por Marcos de Sousa, um dos Diretores do Portal 2014, e pelo Secretário Ney Campello da Secopa Bahia que deu boas vindas aos participantes, e sobre a Copa, afirmou ser “um evento do Brasil em que todas essas cidades têm que participar, produzindo resultados que diluam as divergências existentes”.
O Secretário aproveitou o momento para convidar todos os gestores das sedes e os demais presentes para a 2ª edição do Fórum Copa Bahia 2014, organizado pela Secopa, que acontecerá no dia 15 de dezembro, no Gran Hotel Stela Maris, e terá como objetivo fazer um balanço das ações e projetos para o Mundial.
Representantes das diversas sedes da Copa 2014 compuseram a mesa e discutiram temas relevantes sobre o Mundial, baseados nas apresentações realizadas. A primeira foi do Assessor de Promoção e Eventos da Secopa, Márcio Lima, que apresentou as principais ações na Bahia para a Copa no Brasil, destacando os projetos prioritários: Arena Fonte Nova, Mobilidade Urbana e o Setor Turístico.
Quando apresentou a estrutura da Arena Fonte Nova, o Assessor Márcio Lima, destacou que o formato de ferradura do estádio permitirá com facilidade que estruturas móveis sejam acrescentadas a arena, caso venha receber a Abertura da Copa, já que, diante da apresentação da Bahia, ficou nítido o avanço desse Estado na realização das exigências da Fifa para os jogos mundiais.
Outros projetos foram apresentados por Márcio, como a reestruturação do Aeroporto e do Porto de Salvador, a Interiorização da Copa através da integração dos municípios das sedes para serem utilizadas como bases de treinamento, locais de aclimatação e para recepção de turistas. Tratou também dos legados que irão permanecer para a Bahia, como melhorias na infraestrutura urbana, o fortalecimento da imagem do Estado, a reestruturação do setor turístico, dentre outros.
A segunda explanação foi realizada por Jerônimo Henrique, do Escritório da Copa da Prefeitura Municipal de Salvador, que tratou das expectativas da prefeitura soteropolitana, ressaltando que o trabalho deve ser integrado entre todas as sedes brasileiras.
Para finalizar o painel da manhã, o Vice Presidente da Sinaenco do Distrito Federal, Guaracy Klein, abordou enfaticamente a importância do gerenciamento de grandes eventos, ressaltando a necessidade da integração das atividades e de áreas, como segurança, saúde, sustentabilidade, mobilidade, etc.
O encontro contou também com a participação de Ilo Leite, Vice Presidente da Sinaenco de Pernambuco, Algaci Túlio, Secretário da Copa de Curitiba, Sílvio Bompastor, Secretário Executivo do Comitê Gestor de Recife, Raquel Verdenacci, Diretora de Projetos Estratégicos da Empresa Paulista de Turismo e Eventos (Tur SP) e Ricardo Leitão, Presidente do Comitê Estadual de Pernambuco.
Ascom Secopa

Nenhum comentário: